SEMANA DA MOBILIDADE URBANA – DIA MUNDIAL SEM CARRO  – CICLO SESC 2015

semana-da-mobilidade-urbana-2015-.fw

Realização Pedala Manaus

O Pedala Manaus é um movimento coletivo da sociedade manauara que tem por objetivo defender o uso da bicicleta como meio de transporte na capital do Amazonas. O movimento é apartidário e não visa lucro material ou financeiro. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada que esteja de acordo com os princípios do movimento. Ele é coordenado voluntariamente por pessoas que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida em Manaus.

Desde 2010, o movimento Pedala Manaus estimula o uso da bicicleta em Manaus. A partir desta iniciativa, o número de ciclistas aumentou muito nas ruas da cidade, como lazer e prática esportiva, mas também como meio de transporte alternativo, somando à grande massa de ciclistas de baixa renda que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte diariamente. Entretanto, todos enfrentam dificuldades que comprometem a segurança e limitam severamente o aumento espontâneo do número de ciclistas nas ruas.

 

A Semana da Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é pauta mundial e não à toa, esse é um problema presente na maioria das cidades. Como um problema de dimensões gigantescas e que afeta diretamente a vida das pessoas, a economia local, o meio ambiente e a saúde das pessoas, organizações dos quatro cantos mundo decidiram estabelecer um período para se falar e pensar em soluções para este problema. Neste sentido, O Pedala Manaus, decidiu dedicar uma semana – de 21 a 27 de setembro (dia 22 é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

 

Em Manaus, nos últimos seis anos, frente a crise da mobilidade urbana que cada vez mais influencia no dia a dia das pessoas, da cidade e do meio ambiente, o movimento Pedala Manaus tem buscado promover a discussão, reforçando essa corrente mundial e aderindo a essa grande campanha que é a Semana da Mobilidade Urbana.

 

A ideia é cada vez mais aproximar o tema da população, estreitar relações com o poder público para construção de uma agenda única que paute a problemática e permita a participação popular através de instituições organizadas nas ações e decisões que impliquem na melhoria das condições de quem precisa se deslocar diariamente pela cidade de forma mais rápida, segura, confortável e não poluente.

A Semana de Mobilidade Urbana é um momento em que Manaus, com a participação da sociedade civil, organizações que promovem e discutem a mobilidade urbana alternativa, empresas afins e poder público, se dispõem a discutir a realidade da mobilidade urbana local e propor alternativas que visem a melhoria do cenário atual.

 

Programação Semana da Mobilidade Urbana (sujeita a alterações)

22/09 – Terça-Feira – Passeio Ciclístico DIA MUNDIAL SEM CARRO promovido pelo Bike Manaus e Comissão de Ciclistas do Amazonas

Local: Parque dos Bilhares

19h30 – Concentração

20h00 – Saída do Passeio

 

23/09 – Quarta-Feira – Painel Temático

Local: Teatro Uninorte – Unidade 6 – Joaquim Nabuco, 1535

08h00 – Painel “Mobilidade Urbana e a Bicicleta”

Participantes:

  • Lanny Uchoa – Uninorte | Pedala Manaus
  • Ana Seráfico – Professora Doutora UFAM

 

24/09 – Quinta-Feira

14h00 – Tele aula para acadêmicos de logística de 15 municípios do Amazonas

Local: UEA EST

Aula “Mobilidade Urbana e a Bicicleta”

Ministrante:

  • Lanny Uchoa – Uninorte | Pedala Manaus

 

17h45 – VI Desafio Intermodal

Local: Paço Municipal – Centro

18h00 – Largada

Chegada: UEA EST – Darcy Vargas

Modais Participantes: Pedestre, patins, skate, cadeirante, bicicleta (ciclista masculino e feminino), bicicleta elétrica, triciclo elétrico, moto, moto-táxi, táxi, automóvel particular, ônibus especial e ônibus convencional.

 

27/09 – Domingo – Passeio Ciclístico CicloSesc

Local: Largo São Sebastião – Centro

16h00 – Entrega de Kits mediante doação dos alimentos;

16h30 – Dicas de como Pedalar Seguro (Pedala Manaus);

16h50 – Apresentação da Banda do Sesc Amazonas;

17h00 – Alongamento com a Banda do Sesc Amazonas;

17h15 – Saída do Passeio no Largo São Sebastião;

18h30 – Chegada no Largo São Sebastião;

18h40 – Aulas de Ritmos Populares;

19h30 – Encerramento.

 

 

Palestrantes

Pretendendo fomentar uma melhor discussão sobre a questão da mobilidade urbana, a semana da contará com importantes e reconhecidas autoridades nos assuntos a serem tratados:

Ana Seráfico | UFAM – Professora Doutora da UFAM. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: circulação urbana, pólos geradores de viagem e planejamento e operação de redes logísticas.

Lanny Uchoa | Pedala Manaus – Professora da Uninorte. Coordenadora do Pedala Manaus e Gerente administrativo e financeiro da Maternidade pública Dona Nazira Daou. Tem experiência na área de Coordenação de Cursos Universitários, Projetos, Administração, Finanças e Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, com ênfase em Gestão Pública e Hospitalar.

 

 

Dia Mundial sem Carro

Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa (www.vadebike.org).

 

VI Desafio Intermodal

Trata-se de uma avaliação sobre as diferentes formas de deslocamento, a fim de que sejam observadas situações como o tempo de trajeto, entraves e facilidades de cada meio utilizado, bem como sua eficiência (mais rápido, mais barato, menos poluente). O Desafio Intermodal pretende também mostrar as diversas possibilidades de se locomover nos centros urbanos, a eficiência sustentável de cada deslocamento, além de analisar o desempenho do transporte público.

Por não ser uma competição, o trajeto deve ser feito na velocidade comum do cotidiano e respeitando as leis de trânsito. A escolha do percurso fica a critério de cada competidor. A largada será no Paço Municipal e a chegada será na UEA, unidade EST na Darcy Vargas, próximo a rua Maceió.

Todos os desafiantes devem sair ao mesmo tempo, começar o trajeto a pé e se dirigir ao respectivo meio de transporte. Além disso, é preciso respeitar as leis de trânsito e regras de segurança do meio utilizado. No ponto final é preciso estacionar regularmente o veículo que estiver utilizado e dirigir-se à tenda da organização para registrar o tempo gasto na viagem. Logo após, é preciso responder a um questionário que devemos elaborar para avaliação de cada modal.

Como modais, estamos sugerindo os que são possíveis de uso em Manaus: Caminhada, patins, skate, cadeirante, bicicleta (ciclista masculino e feminino), bicicleta elétrica, triciclo elétrico, moto, moto-táxi, táxi, automóvel particular, ônibus especial e ônibus convencional.

 

 

Ciclo SESC Viver Mais a Cidade

Passeio ciclístico realizado pelo SESC AMAZONAS com o apoio do Pedala Manaus e de diversos grupos de ciclismos de Manaus, que tem como objetivo principal promover uma atividade esportiva e recreativa envolvendo cidadãos para a temática da qualidade de vida por meio da bicicleta, além de enaltecer os valores culturais da cidade contando a história dos seus principais pontos turísticos. Mais informações sobre o passeio ciclístico podem ser obtidas através do telefone (92) 3649-3750. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.sesc-am.com.br/ciclo-sesc-2015-viver-mais-a-cidade/

Serviço

Semana de Mobilidade Urbana / Dia Mundial Sem Carro / Ciclo Sesc – 2015

Data: 21 a 27 de setembro de 2015

Informações: www.pedalamanaus.org/smu2015/

Contato: contato@pedalamanaus.org

Telefones: (92) 98261-8504 / (92) 99200-9239

#smumanaus2015 #semanamobilidadeurbanamanaus2015 #smu2015