O Pedala Manaus é um movimento coletivo da sociedade manauara que tem por objetivo defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital do Amazonas. O movimento é apartidário e não visa lucro material ou financeiro. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada que esteja de acordo com os princípios do movimento. Ele é coordenado voluntariamente por pessoas que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida em Manaus.

Desde 2010, o movimento Pedala Manaus estimula o uso da bicicleta em Manaus. A partir desta iniciativa, o número de ciclistas aumentou muito nas ruas da cidade, como lazer e prática esportiva, mas também como meio de transporte alternativo, somando à grande massa de ciclistas de baixa renda que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte diariamente. Entretanto, todos enfrentam dificuldades que comprometem a segurança e limitam severamente o aumento espontâneo do número de ciclistas nas ruas. 

A Semana da Mobilidade Urbana
A Semana de Mobilidade Urbana é um momento em que várias cidades brasileiras, com a participação da sociedade civil, organizações que promovem e discutem a mobilidade urbana alternativa, empresas afins e poder público, se dispõem a discutir a realidade da mobilidade urbana local e propor alternativas que visem a melhoria do cenário atual. 

O movimento Pedala Manaus vem realizando a SMU desde 2010 com o objetivo de criar oportunidades para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade por bicicleta. Em Manaus, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se torna ainda mais urgente.

De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Brasil possui mais de mais de 70 milhões de bicicletas, o que nos torna o segundo país com maior frota e o quinto com maior mercado no setor. Então por que ainda não possuímos infraestrutura suficiente nas grandes metrópoles para utilizar a bicicleta como meio de transporte? As grandes cidades brasileiras vivem um colapso na mobilidade urbana e no qual a bicicleta surge como uma alternativa complementar muito eficiente em distâncias de 5 a 10 km, não poluente, econômica que ocupa pouco espaço, humaniza a cidade e traz benefícios à qualidade de vida dos usuários, com influência positiva sobre a saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente, integração social e mobilidade urbana.

É notório o contínuo crescimento dos adeptos da bicicleta em Manaus. É cena comum que em meio às motos, carros e ônibus, bicicletas estejam presentes, ainda que as necessárias melhorias em infraestrutura e em educação de trânsito não tenham ocorrido. O que se observa, cotidianamente, são ciclistas que conscientes de seu direito em compartilhar o trânsito, se arriscam no trânsito caótico da cidade.

O Pedala Manaus vem dando continuidade em seu trabalho de educação de ciclistas e motoristas, embora sabendo que é um trabalho ínfimo frente à realidade manauara. Da mesma forma, o movimento tem contribuído para as primeiras adequações cicloviárias a serem implementadas pelo poder público, por meio de pesquisas científicas como a “Pesquisa origem-destino” que objetivou mapear as principais rotas usadas por ciclistas e que mostrou que o principal uso da bicicleta é para o trabalho; e a “Primeira contagem de ciclistas” que em parceria com a Empresa Jr. da Uninorte, contou quase 1.200 viagens de bicicleta em um ponto da Avenida Brasil, em um período de 12 horas.

E é neste contexto que o Pedala Manaus realizará diversas atividades durante a semana da mobilidade urbana, que ocorrerá no período de 22 a 28 de setembro. 

Ações Semana da Mobilidade Urbana*
Segunda – Feira, 22 de setembro Centro de Convenções – Arena da Amazônia
20h00  Pedalada Dia Mundial sem Carro – Lançamento do projeto “Bike Manaus” do Manaustrans.
Passeio organizado pela Prefeitura de Manaus e Manaustrans.

Terça – Feira, 23 de setembro
20h00  Apoio às blitzes educativas realizadas pelos grupos de pedal de Manaus (faixas, flyers e adesivos). 

Quarta – Feira, 24 de setembro Auditório ESO / UEA – Escola Superior de Ciências Sociais
19h30  Painel Cidade para Pessoas com Silvia Ballan, Kamila Amaral e Geraldo Alves. 

Quinta – Feira, 25 de setembro
18h30  V Desafio Intermodal: Pedestre, patins, skate, bicicleta (ciclista masculino e feminino), bicicleta elétrica, moto, moto-táxi, táxi, automóvel particular, ônibus – Saída UFAM e chegada no Shopping São José. 

Sexta – Feira, 26 de setembro Auditório Junot Martins Louzada – UNINORTE Unidade 1
19h30  Painel ‘De Bicicleta todos os dias pela cidade’ com Silvia Ballan.
20h20  Painel ‘Mobilidade e as Políticas Públicas’ com Silva Ballan, Lúcia Puga e Andrea Lanza.  

Sábado, 27 de setembro Parque Cidade da Criança
16h00  Tarde de atividades lúdicas e infantis para crianças com Silvia e Nina.         

Domingo, 28 de setembro Ponta Negra
16h30  CicloSesc – Passeio ciclístico Ponta Negra – Ponte do Rio Negro – Iranduba – Ponta Negra.
*sujeito a alterações 

Convidados
Pretendendo fomentar uma melhor discussão sobre a questão da mobilidade urbana, a Semana da Mobilidade Urbana contará com importantes e reconhecidas autoridades nos assuntos a serem tratados: 

Silvia Ballan | Silvia e Nina – É mãe, videorrepórter do Bike é Legal e idealizadora do projeto “Silvia e Nina”. Criou um projeto muito especial baseado em sua experiência e convivência com sua filha no trajeto para a escola, que é feito diariamente de bicicleta. 

Kamila Amaral | SDS – Secretária Executiva de Gestão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS/AM), Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB. Foi Chefe da Assessoria Jurídica da SDS, Assessora Jurídica do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC/SDS) e do Museu da Amazônia (MUSA), professora da UNIP e Assessora da Pró-Reitoria de Extensão da UEA. 

Geraldo Alves | UFAM  – Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1988); mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Rio Claro (2001) e Doutorado em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transporte da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). É professor Adjunto II do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Trabalha com disciplinas da área de geoprocessamento e transporte urbano. Tem realizado pesquisas na área de transporte urbano, mobilidade e acessibilidade de populações urbanas.

Lúcia Puga | UEA – Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2013). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1997) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2002). É professora e Coordenadora do Curso de Administração da Universidade do Estado do Amazonas.

Andrea Lanza | UEA – Administradora de Empresas com atuação nas áreas de gestão ambiental, gestão de cidades e gestão de organizações do terceiro setor, especialização em Administração de Recursos Humanos e mestrado em Desenvolvimento Regional, todos pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente está doutoranda em Biotecnologia pela rede Bionorte / Universidade Federal do Amazonas. É Professora de Carreira da Universidade do Estado do Amazonas.

Dia Mundia sem Carro
Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa (www.vadebike.org).

V Desafio Intermodal
Trata-se de uma avaliação sobre as diferentes formas de deslocamento, a fim de que sejam observadas situações como o tempo de trajeto, entraves e facilidades de cada meio utilizado, bem como sua eficiência (mais rápido, mais barato, menos poluente).O Desafio Intermodal pretende também mostrar as diversas possibilidades de se locomover nos centros urbanos, a eficiência sustentável de cada deslocamento, além de analisar o desempenho do transporte público.

Por não ser uma competição, o trajeto deve ser feito na velocidade comum do cotidiano. Não há regras para a escolha do percurso, mas em nosso caso, definiremos uma rota. A sugestão de percurso é UFAM na Rodrigo Otávio, até o Shopping São José.

Todos os desafiantes devem sair ao mesmo tempo, começar o trajeto a pé e se dirigir ao respectivo meio de transporte. Além disso, é preciso respeitar as leis de trânsito e regras de segurança do meio utilizado. No ponto final é preciso estacionar regularmente o veículo que estiver utilizado e dirigir-se à tenda da organização para registrar o tempo gasto na viagem. Logo após, é preciso responder a um questionário que devemos elaborar para avaliação de cada modal.

Como modais, estamos sugerindo os que são possíveis de uso em Manaus: Pedestre, patins, skate, bicicleta normal (um ciclista masculino e um feminino), bicicleta elétrica, moto particular, moto-táxi, carro particular, táxi e ônibus. 

Ciclo SESC Viver mais a Cidade
Passeio ciclístico realizado pelo SESC AMAZONAS com o apoio do Pedala Manaus, que tem como objetivo principal promover uma atividade esportiva e recreativa envolvendo cidadãos para a temática da qualidade de vida por meio da bicicleta, além de enaltecer os valores culturais da cidade contando a história dos seus principais pontos turísticos. Mais informações sobre o passeio ciclístico podem ser obtidas através do telefone (92) 3238-3323. 

Não haverá inscrições para as atividades e todas serão abertas ao público em geral. Nas palestras será entregue um certificado de 10 horas complementares.

Apoiadores
A Semana da Mobilidade urbana é uma oportunidade para reunir a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada durante toda a semana e só é possível devido às doações de empresas, Universidades e instituições governamentais, e trabalho voluntário de muitas pessoas. Todo este grupo topou apoiar o fórum com recursos materiais e imateriais, tendo como contrapartida somente a divulgação da logomarca e a vontade e a disposição de ser um agente de transformação.

 

Serviço
Semana de Mobilidade Urbana / Dia Mundial Sem Carro / Ciclo Sesc – 2014
Data: 22 a 28 de setembro de 2014
Informações: www.pedalamanaus.org/smu2014
Contato: contato@pedalamanaus.org
Telefones: (92) 8261-8504 / (92)9200-9239 / (92)8158-5668