Semana da Mobilidade Urbana 2015 é promovida pelo Pedala Manaus

Desde 2010 a associação promove o debate entre sociedade civil organizada, iniciativa privada e poder público para discutir a mobilidade urbana local e propor alternativas para melhoria do cenário atual.

 

Pelo sexto ano consecutivo, o Pedala Manaus promove a Semana da Mobilidade Urbana e busca estimular a discussão e o debate de um problema presente na maioria das cidades. A ideia é cada vez mais aproximar o tema da população, estreitar relações com o poder público para construção de uma agenda única que paute a problemática e permita a participação popular através de instituições organizadas nas ações e decisões que impliquem na melhoria das condições de quem precisa se deslocar diariamente pela cidade de forma mais rápida, segura, confortável e não poluente.

O Pedala Manaus, assim como várias organizações de cidades do mundo decidiu dedicar uma semana – de 21 a 27 de setembro – para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade urbana.

Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, “a Semana de Mobilidade Urbana é um momento em que as cidades, com a participação da sociedade civil, organizações que promovem e discutem a mobilidade urbana alternativa, empresas afins e poder público, se dispõem a discutir a realidade local e propor alternativas que visem a melhoria do cenário atual.”

“Em Manaus, frente aos inúmeros congestionamentos, falta de políticas públicas de transporte adequadas, calçadas inadequadas, riscos à saúde e danos ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a discussão de propostas se torna mais urgente” completou Paulo Aguiar.

Ainda dentro da Semana da Mobilidade Urbana, no dia 22 de setembro será comemorado O Dia Mundial Sem Carro que é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.

Acompanhe abaixo a programação da Semana da Mobilidade Urbana 2015 (sujeita a alterações)

22/09 – Terça-Feira – Passeio Ciclístico DIA MUNDIAL SEM CARRO promovido pelo Bike Manaus e Comissão de Ciclistas do Amazonas

Local: Parque dos Bilhares
19h30 – Concentração
20h00 – Saída do Passeio

23/09 – Quarta-Feira – Painel Temático

Local: Teatro Uninorte – Unidade 6 – Joaquim Nabuco, 1535
08h00 – Painel “Mobilidade Urbana e a Bicicleta”

Participantes:

  • Lanny Uchoa – Uninorte | Pedala Manaus
  • Ana Seráfico – Professora Doutora UFAM
     

24/09 – Quinta-Feira

14h00 – Tele aula para acadêmicos de logística de 15 municípios do Amazonas
Local: UEA EST
Aula “Mobilidade Urbana e a Bicicleta”

Ministrante:

  • Lanny Uchoa – Uninorte | Pedala Manaus

17h45 – VI Desafio Intermodal
Local: Paço Municipal – Centro
18h00 – Largada

Chegada: UEA EST – Darcy Vargas

Modais Participantes: Pedestre, patins, skate, bicicleta (ciclista masculino e feminino), bicicleta elétrica, triciclo elétrico, moto, moto-táxi, táxi, automóvel particular, ônibus especial e ônibus convencional.

27/09 – Domingo – Passeio Ciclístico CicloSesc
Local: Largo São Sebastião – Centro
16h00 – Entrega de Kits mediante doação dos alimentos;
17h15 – Saída do Passeio no Largo São Sebastião;
19h30 – Encerramento.

 

Serviço

Semana de Mobilidade Urbana / Dia Mundial Sem Carro / Ciclo Sesc – 2015
Data: 21 a 27 de setembro de 2015
Informações: https://www.pedalamanaus.org/smu2015/
Contato: contato@pedalamanaus.org
Telefones: (92) 98261-8504 / (92) 99200-9239

#smumanaus2015 #semanamobilidadeurbanamanaus2015 #smu2015