II_FMB_Materia

Chega ao fim mais um Fórum Mundial dedicado às Bicicletas. Foi o segundo ano de um evento que procurou reunir ciclistas, cicloativistas e pessoas interessadas na temática, que como diz o título, tem o poder de transformar pessoas e cidades… Exatamente, a bicicleta tem um potencial incrível para humanizar a sociedade e permitir que todos compartilhem das vias públicas de forma organizada e com segurança.

II_FMB_Bicicletario

O Bicicletário – Elemento importante para organizar as magrelas na Casa de Cultura!

O Fórum ocorreu de 21 a 24 de fevereiro, na Casa da Cultura Mário Quintana em Porto Alegre. Uma cidade agradável que abriu as portas pelo segundo ano consecutivo para receber muitas pessoas e suas magrelas. Contaram com representantes de diversas cidades do Brasil (regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) e do exterior, tanto da América do Sul como do Norte.

Entre oficinas que envolviam diferentes temas como Prática de Mountain Bike, Mecânica Básica de Bicicletas, Bike Fit e Convivência Harmoniosa no Trânsito (Porto Alegre/RS), Instituto CiclObservatório (Distrito Federal), Pedal Cultural (Recife/PE), Ruas Disputadas – Como Nova Iorque superou o Carrocentrismo (EUA), Pedalando com Agentes de Leitura (Canoas/RS), Bike Polo (Rio de Janeiro/RJ), As Oportunidades de Negócios Geradas pelas Bicicletas (São Paulo/SP), Massas Críticas em Diálogo (Brasil) entre outras, o Pedala Manaus apresentou a Quinta Coletiva – Transformando Pessoas em Ciclistas em Manaus. Os coordenadores Simone Russo e Ricardo Romero (Alemão) discorreram sobre essa atividade de sucesso que objetiva o acolhimento de novos/as ciclistas e prepará-los para pedalar no trânsito, observando as regras do Código de Trânsito (direitos e deveres), maneiras de se comportar em meio aos veículos para reduzir as chances de riscos (inspirado no Bike Anjo), mecânica básica e demais elementos importantes para o convívio entre os diferentes meios de transporte.

II_FMB_OficinaPM

Pedala Manaus em debate, depois da apresentação.

Contamos com a presença de aproximadamente 25 pessoas e após a oficina fomos abordados por várias pessoas questionando sobre nossa experiência na atividade e sobre o Movimento em si. Outros que já conheciam o nosso trabalho, fizeram questão de nos parabenizar e dizer que é um modelo de Organização a ser seguido por outros.

A apresentação da oficina, bem como as manifestações positivas recebidas, não encerraram a participação do Pedala Manaus no Fórum,muito ao contrário, nos fizemos presentes em amplas discussões, como no caso da oficina onde abordaram o tema “Ação Direta no Cicloativismo”, Ricardo Alemão teve a oportunidade de falar a respeito dos avanços ocorridos em Manaus com as parcerias público/privadas e deixando claro que poderia ser um caminho a ser replicado por outras Cidades, quando houve o apoio de todos e a manifestação do Pedal Curticeira – Leandro Karan, dizendo que o Pedala Manaus o teria influenciado a buscar essas parcerias e atualmente obter conquistas importantes para o Movimento em Pelotas/RS.

Participar de um evento como o Fórum Mundial e sentir a receptividade de nossos pares espalhados Brasil e mundo a fora, reafirma o caminho que temos seguido até hoje e nos dá motivação para continuarmos na busca de novas conquistas por meio da bicicleta. Tais conquistas vão muito além de quilômetros de ciclovias. Refletem uma mudança de cultura, educação e qualidade de vida de toda uma população, que tem a possibilidade de ver e viver as transformações de Manaus em uma “Manaus para as pessoas”.

II_FMB_Massa

Preparação para a Massa Crítica (Bicicletada).

……………………………………………

II_FMB_Todos

Todos que acreditam na Transformação da Sociedade através da BICICLETA.

Faça parte você também e junte-se a nós!!!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Leia a carta elaborada pós II Fórum Mundial de Bicicletas, clique aqui.

Saiba o que rolou no I Fórum Mundial da Bicicleta, clique aqui.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nosso agradecimento especial aos organizadores do Fórum, por permitir que o Pedala Manaus expusesse seu trabalho aos interessados e a nossa parceira Caloi, que patrocinou nossa ida e permitiu que representássemos a região Norte do País.