O Pedala Manaus é um movimento coletivo da sociedade manauara que tem por objetivo defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital do Amazonas. O movimento é apartidário e não visa lucro material ou financeiro. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada que esteja de acordo com os princípios do movimento. Ele é coordenado voluntariamente por pessoas que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida em Manaus e outras cidades da Amazônia.

Desde 2010, o movimento Pedala Manaus estimula o uso da bicicleta em Manaus. A partir desta iniciativa, o número de ciclistas aumentou muito nas ruas da cidade, como lazer e prática esportiva, mas também como meio de transporte alternativo, somando à grande massa de ciclistas de baixa renda que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte diariamente. Entretanto, todos enfrentam dificuldades que comprometem a segurança e limitam severamente o aumento espontâneo do número de ciclistas nas ruas.

Atualmente o Pedala Manaus realiza atividades fixas e esporádicas. Dentre as atividades fixas temos:

Semanalmente

  • A Terça Tradição (passeio noturno na faixa de 10 a 15 km)
  • A Quinta Coletiva (atividade educativa de Bike Anjo indicada para iniciantes) 

Mensalmente:

  • A EBA (Escola Bike Anjo, destinada a adultos que queiram aprender a pedalar)
  • O Pedala Manaus na Trilha (Escola de mountain bike). 

Além destas atividades, o Pedala Manaus também realiza Palestras em universidades, escolas, indústrias, empresas de transporte coletivo e cooperativas de táxi, tendo como tema a mobilidade urbana por bicicleta, educação e conscientização para o trânsito.

Motivado pela crise vivida em Manaus e em outras grandes cidades brasileiras que experimentam um colapso na mobilidade urbana, o Pedala Manaus realiza desde 2012 o Fórum de Bicicletas Manaus, discutindo a bicicleta como uma alternativa complementar muito eficiente em distâncias de 5 a 10 km, não poluente, econômica que ocupa pouco espaço, humaniza a cidade e traz benefícios à qualidade de vida dos usuários, com influência positiva sobre a saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente, integração social e mobilidade urbana.

A experiência bem sucedida na realização das duas edições do Fórum de Bicicleta Manaus (2012/2013) ganhou repercussão nacional, representando uma estratégia promissora de reunir a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada para discutir abertamente o uso da bicicleta em Manaus, apresentando os problemas e propondo soluções em conjunto.

Em 2014 o Pedala Manaus realizará o III Fórum de Bicicletas Manaus: A cidade que temos, a cidade que queremos.

É notório que a bicicleta se consolidou como alternativa viável de transporte na cidade. É cena comum ver ciclistas como parte do trânsito caótico de Manaus, ainda que não tenhamos infraestrutura e educação necessárias para a garantia de segurança dos usuários de bicicletas.

O Pedala Manaus vem dando continuidade em seu trabalho de educação de ciclistas e motoristas, embora sabendo que é um trabalho ínfimo frente à realidade manauara. Da mesma forma, o Movimento tem contribuído para as primeiras adequações cicloviárias a serem implementadas pelo poder público.

É neste contexto que o Pedala Manaus realizará com o apoio da ALE– Assembleia Legislativa do Estado por meio da Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade, o III Fórum de Bicicletas Manaus, que ocorrerá entre os dias 07 a 10 de agosto no auditório da ALE com palestras, painéis e atividades externas pertinentes à temática.

Pretendendo fomentar uma discussão técnica sobre os dois eixos principais que perpassam a realidade dos ciclistas, quais sejam as transformações sociais e ambientais advindas da mobilidade por bicicleta, o III Fórum contará com importantes e reconhecidas autoridades nos assuntos a serem tratados: 

Zé Lobo | TRANSPORTE ATIVO :: Cicloativista, em movimentos em prol do uso da bicicleta como meio de transporte desde 1985. Fundador e Presidente da Associação Transporte Ativo, Organização da Sociedade Civil, voltada para a mobilidade por bicicleta. Premiado no Cycling Visionaries Awards no Velo City 2013 – Viena.
Renata Falzoni | BIKE É LEGAL :: Arquiteta, cicloativista e ciclorepórter. Fundadora do Night Bikers Clube do Brasil. Líder da comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil, Pedalar é um Direito, que pedalou de Paraty até Brasília para reivindicar o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro. Criadora do blog Bike é Legal.
Antonio Filho | INSTITUTO DBIKE :: Consultor de TI, ativista digital, ciclista urbano. Fundador e Diretor Presidente do Instituto DBike, organização educacional com base tecnológica dedicada à disseminação da cultura ciclística, à infraestrutura municipal e à integração dos agentes pró mobilidade sustentável e bem-estar social, entre outros propósitos. Desenvolve parcerias estratégicas nacionais e internacionais sob o lema “Juntos Fazemos Mais”. 
Altamirando Moraes | SMAC – RJ :: Subsecretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro onde dentre outras atividades é Secretário Executivo do Conselho de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro e Preside o Grupo de Trabalho de Planejamento Cicloviário da Cidade integrado pelas Secretarias de Transporte, Cultura, Educação, Conservação, Obras e ONGs ligadas ao tema na Cidade do Rio de Janeiro como ITDP e Transporte Ativo. Tem grande experiência internacional, como palestrante, consultor e autor de importantes projetos na área ambiental e de engenharia civil no Serviço Público.
Glauston Pinheiro | SEDRAP – RJ :: Arquiteto e Urbanista. Mestrando em Engenharia Urbana/UFRJ. Gerente na Coordenaria de Planos Regionais com foco na Mobilidade Urbana Sustentável – SEDRAP/RJ. Coordenador do Ciclo de Palestras sobre Mobilidade Sustentável. Membro da equipe de elaboração e acompanhamento do Projeto do Canto de Itaipu. Atualmente desenvolve projetos de Gerenciamento da Mobilidade Sustentável, ligados à sinalização, estudo análise, implantações de ciclovias, ciclofaixas, rotas-cicláveis, bicicletários e circulação de pedestres nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. 
Therbio Felipe | PROFESSOR SOBRE RODAS :: Assim conhecido pelo projeto que desenvolve há nove anos sobre Ciclocidadania nas Escolas. Realizou mais de 730 palestras para alunos de Ensino Médio no território nacional. Pós-Graduado em Educação Ambiental e Bacharel em Turismo. Palestrante, Consultor e Conferencista em Mobilidade Urbana, Ciclocidadania, Turismo, Gastronomia, Cultura e Sociedade, Hospitalidade, Meio Ambiente e Educação para a Paz. Editor Executivo, Redator e Colunista da Revista Bicicleta de mar/2010 à nov/2013 (SC/Brasil), da Revista Studiobox e GlocalBike Experience (Viseu/Portugal) desde 2010 e da Revista Motor Machine, desde fev/2014. 
Antonio Mesquita :: Biólogo e Tecnólogo Florestal, mestre em Botânica, Doutor em Engenharia de Recursos Naturais, Professor da Universidade Estadual do Amazonas – UEA.  
Sérgio Freire :: Mestre em Letras e Doutor em Linguística. Professor da Universidade Federal do Amazonas. Foi Subsecretário Municipal de Educação e é autor de cinco livros. Suas áreas de atuação são o ensino de línguas, educação, novas tecnologias e análise de discurso.
Jaime Kuck :: Arquiteto e Urbanista formado pela UFSC, com pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis. Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM). Integrante de um grupo de pesquisadores sobre economia de baixo carbono em cidades. Foi Coordenador Executivo de Programa de Urbanização Integrada e Gerente de Mobilidade Urbana em projeto da Prefeitura de Manaus com o Banco Interamericano/BID.
Kátia Schweickardt :: Secretária Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS. É carioca e está radicada há 23 anos em Manaus. Formada em Agronomia, pela Universidade Federal Rural do RJ e em Ciências Sociais pela UFAM, tem doutorado em Sociologia e Antropologia, pela Universidade Federal do RJ e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da UFAM e foi antes de assumir a secretaria coordenadora geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas  – CEUC, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


As inscrições poderão ser feitas diretamente no local no dia do fórum.

SERVIÇO
III Fórum de Bicicleta Manaus
Data: 07 a 10 de agosto de 2014
Local: Auditório da ALEAM – Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
Av. Mário Ipyranga Monteiro (antiga Recife), nº 3.950
Informações: www.pedalamanaus.org/3fbm
Contato: contato@pedalamanaus.org
Telefones: (92) 8261-8504 / (92) 9200-9239 / (92) 8158-5668
marca_aleam
marca_cttmmarca_goinn