Saudações Nação Pedaleira de Manaus! 2012 vai chegando ao fim e temos muito a comemorar… Foi um ano especial, assim como 2010 e 2011… O Pedala Manaus continua em franco crescimento e com ele o nascimento de novos grupos de bicis e fortalecimento de outros. É muito prazeroso para todos nós assistir de cadeirinha, o fortalecimento do Movimento das “Magrelas” na cidade e um possível apoio mais direcionado do Poder Público e Setor Privado para 2013. E por conta da necessidade de melhor planejamento, a Coordenação do Pedala Manaus decidiu que nossas atividades se encerrarão agora em novembro, com as duas últimas atividades – dias 27 (Terça-Tradição) e 29/11 (Quinta-Coletiva). Chegamos no momento de pensar e planejar o próximo ano, com foco na Campanha Respeite o Ciclista e desenvolvendo novas parcerias para seguir nessa consolidação tão importante para todos nós.

Candidatos assinando a Carta de Compromisso elaborada pelo Pedala Manaus. Importante para cobrarmos junto ao escolhido pela sociedade e melhorar a estrutura da Cidade.

O ano de 2012 nos proporcionou muitas alegrias e esperamos que continue assim em 2013, potencial temos de sobra! A união dos Grupos, junto ao Movimento, só tem a crescer (ainda mais) e permitir que Manaus se torne uma cidade referência na questão das Bicis, com o desenvolvimento do trabalho de educação aos pedaleiros/as e implementação de infraestrutura cicloviária, que permitirá a todos ter maior segurança nas pedaladas. As promessas estão por toda parte, seja do Governo do Estado e da futura Prefeitura, que nos parece entender das nossas dificuldades e desconfortos que vivemos frente ao trânsito caótico da cidade. Além das campanhas educativas, precisamos do pulso forte das Secretarias que coordenam o trânsito local, com controle de velocidade para os veículos e melhor fiscalização sobre as barbaridades que hoje se vê em todos os cantos dessa Manaus. Só assim haverá mais harmonia entre pedestres, ciclistas e motoristas dos demais veículos que percorrem nossas vias. Nós já fazemos a nossa parte, agora precisamos do Poder Público para continuar com esse trabalho que trará muitos benefício a cidade. Hoje (e há mais tempo em outros Países) a bicicleta é vista parte da solução para a mobilidade urbana dessa metrópole que pode ainda colher os louros de uma administração mais séria e voltada para a Sociedade Civil.

Pedalada no Dia do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Manaus – Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Muitos pedaleiros pelas ruas de Manaus.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Voltando as nossas atividades fechando o ano, abaixo estão as informações referentes a cada uma delas e esperamos contar com um excelente número de adeptos, finalizando 2012 com o potencial demonstrado nas atividades que realizamos por esse período:

TERÇA-TRADIÇÃO – 27/11/2012

A Terça Tradição é um passeio ciclístico noturno em Manaus, oferecendo uma opção de lazer ao ar livre explorando a cidade de bicicleta. É um modo de conhecermos a cidade de outro ângulo, pedalando na noite manauara quando o trânsito está mais leve e o clima ameno. A Terça Tradição é conduzida por coordenadores e monitores do Pedala Manaus.

ROTA 7 – Ns. das Graças e Vieiralves

Veja o mapa abaixo ou clique aqui
 

Ponto de encontro: Parque dos Bilhares.

Concentração: às 19:30.

Saída: às 20:00.

Retorno: às 22:00.

Extensão: 12,7 km.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

QUINTA-COLETIVA – 29/11/2012

Participe da Quinta-Coletiva, uma atividade de Bike Anjo voltada para quem está começando a pedalar. A ideia é levar o ciclista iniciante a vivenciar sua bicicleta nas ruas da cidade, com alguns toques sobre mecânica, troca de marchas e comportamento no trânsito.

Como funciona :: A Quinta Coletiva é um serviço de Bike Anjo em grupo voltado para o ciclista iniciante ganhar experiência e confiança, condições básicas para se pedalar com segurança no trânsito. Monitores do Pedala Manaus passam informações sobre a bicicleta, direitos e deveres no trânsito, manutenção básica e realizam atividades práticas na ciclovia do Parque e nas ruas de Manaus.

Ponto de encontro :: Parque dos Bilhares – Entre as Avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, próximo ao Shopping Millenium. Quinta-feira, concentração às 20h. Início das atividades às 20h30.

Rotas :: A rota tradicionalmente feita tem 8,4 km.

Programação da Quinta Coletiva ::

  • 20h :: Concentração
  • 20h15:: Dicas sobre segurança no trânsito, equipamentos de segurança, direitos e deveres no Código de Trânsito Brasileiro, orientações quanto à manutenção básica da bicicleta (calibragem dos pneus, ajuste dos bancos e freios, etc.)
  • 20h30 :: Pedal na ciclovia dentro no Parque dos Bilhares para treinar sinalização, posicionamento na via, troca de marchas e equilíbrio
  • 21h :: Saída para passeio com monitores do Pedala Manaus nas ruas de Manaus
  • 22h :: Previsão de retorno
  • 22h15 :: Bate papo sobre experiência de cada um
  • 22h30 :: Encerramento das atividades

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ATENÇÃO!

  • Pedimos a todos os participantes que se informem e respeitem as recomendações, NÃO ULTRAPASSANDO os monitores que estiverem à frente da massa, ANDANDO À DIREITA ocupando no máximo uma faixa.
  • MUITO CUIDADO com ciclistas à sua volta, a Terça Tradição é um passeio noturno e tem ritmo lento, permitindo que todos participem sem se cansar.
  • Ultrapassagens devem ser feitas de forma SEGURA e CONSCIENTE, sem risco de acidentes.
  • Essas recomendações são o bem geral da nação pedaleira!

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

AVISOS IMPORTANTES

  • Como o Verão ainda não chegou de vez, caso esteja CHOVENDO durante o dia, vamos CONFIRMAR a realização da Terça Tradição até às 19:00 pelo facebooke/ou twitter do Pedala Manaus. Caso as condições não estejam boas de se pedalar, poderemos CANCELAR o passeio visando manter a segurança de todos.

  • Se você está começando a pedalar, é importante dar uma lida nas Regras de Conduta, onde encontrará informações gerais para pedalar com segurança na cidade.

  • Lembrando a todos que é importante REVISAR SUA BICICLETA para evitar problemas durante o passeio que podem comprometer a sua segurança e o andamento do grupo.

  • Existem muitas oficinas em Manaus, nós sugerimos a Office Bike (Av. Ipase, 4909. Fone: 3671-8514) e A Ciclista Pró (Av. Comendador Clementino, 763. Fone: 3622-1166).

  • Os monitores do Pedala Manaus estarão identificados com camisetas verdes e os coordenadores com camisetas amarelas.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
:: APOIO