Amantes das magrelas, mais um ano se vai e o Pedala Manaus se despede de 2013 cheio de gratidão a todos vocês que fazem parte deste movimento e que ajudam a tornar a bicicleta uma realidade cada vez mais presente nas ruas de Manaus.

O ano que termina foi marcado pelo reconhecimento nacional do Movimento Pedala Manaus como uma organização séria e relevante a promover o uso da bicicleta, especialmente como modal de transporte num cenário completamente desfavorável e hostil às bikes. Participamos de fóruns, workshops e discussões a nível nacional e internacional. Além das nossas ações fixas, como os passeios semanais e as escolinhas, realizamos neste ano ações a comprovar ao poder publico o que já sabemos, a bicicleta é uma realidade e precisa de atenção.

Fechamos 2013 com um saldo positivo de ações. Começamos em fevereiro com a participação como palestrantes no II Fórum Mundial de Bicicletas em Porto Alegre, onde levamos aos inúmeros participantes do mundo inteiro um pouco do que andamos fazendo por aqui para que a sociedade acredite que o uso da bicicleta é possível, mesmo num cenário como o da Capital do Amazonas.

Em março apresentamos à nova gestão da cidade de Manaus a pesquisa origem-destino de bicicletas com um dado relevante, a maioria daqueles que a utilizam na cidade, o fazem para deslocar-se ao trabalho. Números na mão, mostramos ao poder público que existimos e, portanto, merecemos intervenções no trânsito, seja com campanhas educativas, seja com estrutura cicloviária. Ainda neste mês, fomos levados pela ONG Transporte Ativo ao Rio de Janeiro para participação no workshop “Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil” que reuniu organizações nacionais, governamentais e não governamentais sendo, nesta ocasião, reconhecida como uma das quatro organizações mais relevantes do país na promoção da bicicleta, o que nos encheu de orgulho e motivação.

                                

Seguimos o ano inquietos e planejando os próximos passos. Queríamos um trabalho cientifico com dados relevantes e números a evidenciar ainda mais ao poder público a presença das bicicletas nas ruas. Buscamos parcerias e conseguimos apoio da Faculdade Uninorte, que através da Empresa Junior, nos cedeu material humano para um trabalho que duraria 12 horas ininterruptas em dois pontos da cidade. Realizamos em junho a Contagem Manual de Ciclistas na Av. Brasil e na Av. André Araújo, cujos números foram de arrepiar, quase 1.500 viagens de bicicletas registradas por foto e, aproximadamente, 1.200 somente na Av. Brasil. Colocamos nosso trabalho embaixo do braço e mais uma vez fomos bater à porta da Prefeitura para lembrá-la de nossa existência, e especialmente, cobrar as promessas de campanha firmadas pelo Prefeito Artur Virgílio a todos os ciclistas. Além de mostrar que nessas vias há um trafego intenso de bicicletas, a pesquisa serviu de base para o projeto da Ciclovia Boulevard – Ponta Negra, de 14km de extensão e com obras previstas para 2014.

                     

Neste mesmo mês também colocamos à disposição das autoridades municipais (Manaustrans e Implurb) e estaduais (Detran) todo o material elaborado pelo Pedala Manaus relativo a “Campanha de Respeito ao Ciclista” e fechamos o ano sem qualquer ação do poder publico nesse sentido, lamentavelmente.

Preenchendo essa lacuna, no mês de julho, veio a iniciativa privada através da Campanha “”, da Rede Amazônica, que com o tema “Ciclistas” lançou no ar vídeos com dicas de segurança e regras de trânsito, material elaborado com a ajuda dos voluntários do Pedala Manaus. Falando em voluntariado, não podemos deixar de citar a ação de revitalização da ciclofaixa da nossa casa, o Parque dos Bilhares, ação que encheu nossos corações de satisfação, não somente pela ação em si, mas pela dedicação e comprometimento de vários ciclistas numa ação de cunho social. E claro, mais uma vez a iniciativa privada e a sociedade preenchem a lacuna deixada pelo poder público. Nossos agradecimentos, mais uma vez à Suvinil.

               

Agosto foi marcado pela realização do II Fórum de Bicicletas Manaus, com a presença de autoridades nacionais do mundo da Bike, como Renata Falzoni, Zé Lobo e Antônio Miranda e autoridades locais para discussão de temas variados como educação e infraestrutura cicloviária, fórum marcado pelo reconhecimento de todos ao trabalho começado pelo movimento Pedala Manaus. Também neste mês, iniciamos o “Transversalizando o Trânsito”, um projeto da Prefeitura de Manaus em parceria com o Pedala Manaus que levou o tema “Bicicleta” para dentro das escolas municipais e que se estendeu pelos meses de agosto, setembro e outubro.

                            

Avançamos a metade do ano de 2013 já cansados mais querendo mais. Encaramos a realização da Semana da Mobilidade Urbana cheios de percalços, mas fomos em frente. Tivemos a alegria de contar com a presença do nosso querido Willian Cruz do site “Vá de Bike”, quem é amante da magrela certamente o conhece, para um bate papo no espaço Thiago de Mello da Livraria Saraiva. Realizamos o IV Desafio Intermodal e mais uma vez a bicicleta se consagrou como o modal mais eficiente para o deslocamento urbano, finalizando com o espetacular passeio do Dia Mundial sem Carro/ Ciclo Sesc, onde um sem fim de ciclistas invadiram as ruas do centro de Manaus.

                                              

Ainda exaustos mais com um enorme sorriso no rosto e um sentimento de satisfação por ter superado tantas adversidades, fomos surpreendidos com um convite da Prefeitura do Rio de Janeiro para que o Pedala Manaus participasse como palestrante do  III Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta, o BiciRio. Fomos novamente levados ao Rio e encantamos a todos com nossas ações como a Terça Tradição, a Quinta Coletiva, a Escolinha de MTB, as palestras nas empresas, nas escolas, enfim, com o pouco, porém, relevante trabalho realizado em prol da mobilidade por bicicleta. Falando um pouco sobre tudo isso, participamos em outubro como entrevistados do programa Roda Viva na TV cultura, em debate interessante sobre o papel do Movimento e das bicicletas nas grandes cidades entre participantes do Pedala Manaus e de profissionais da sociedade amazonense.

                 

Ufa!!! Colocando no papel o que andamos aprontando por aí nem conseguimos acreditar que fomos tão longe. Hoje, graças a você que pedala, sozinho ou em grupo, seja por lazer, esporte ou transporte e que acredita no potencial da bicicleta como meio transformador de pessoas e da sociedade, o Pedala Manaus se tornou referência na promoção deste modal. E também graças a vocês, a bicicleta aos poucos vai conquistando seu espaço na cidade e nas ruas.

Ao fazer um balanço do ano, chegamos à conclusão que não temos palavras para agradecer a todos vocês que acreditam no que fazemos, aos inúmeros grupos de pedal surgidos a partir do Pedala Manaus – nosso carinho especial ao TAMBIKE, GUARIBIKE, PEDALANDO COM VOCÊ, AMAZONAS DE BIKE, JARABIKE, FRIGIDEIRAS DE BIKE e ao caçula da turma o SPEED BIKE BOYS & GIRLS, amigos sempre dispostos a estender a mão e encarar os desafios propostos. Também não podemos deixar o nosso muito obrigado aos nossos parceiros e empresas que nos apoiam, acreditam e confiam em nosso trabalho, CALOI, HOTEL GO INN, SUVINIL, UNINORTE, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAZONAS, SHOPPING MANAUARA, SESC e INSTITUTO DBIKE.

Tudo o que foi feito e promovido pelo Pedala Manaus é para vocês, é para sociedade, é para a cidade. Todas as ações do Pedala Manaus não visam proveito próprio ou benefícios para A ou B, mas sim a transformação de Manaus numa cidade mais humana e que respeita o próximo e as escolhas de cada um, especialmente àqueles que escolhem a bicicleta. Sabemos, a exemplo de nós mesmos, o que a bike pode fazer por cada um e queremos que todos tenham essa experiência. E que venha o novo ano cheio de coisas boas e desafios pra gente. A única certeza que temos é que estaremos de bicicleta por aí! Vem pro Pedala Manaus. Vem pra 2014 de bicicleta!!!

 

Pedala Manaus em números:

8 edições da Escola de Bike Anjo – EBA, com mais de 100 atendimentos e novos ciclistas.

4 edições da Escola de MTB colocando 35 novos mountain bikers nas trilhas da região.

45 edições da TERÇA TRADIÇÃO com aproximadamente 8.000 pessoas participando dos passeios para iniciantes pela cidade.

42 edições da QUINTA COLETIVA onde mais de 550 ciclistas vivenciaram suas bicicletas nas ruas da cidade, com alguns toques sobre mecânica, troca de marchas e comportamento no trânsito.

20 passeios ciclísticos reunindo mais de 5.300 ciclistas pelas ruas de Manaus.

2.400 professores capacitados no Transversalizando.

9.020 curtidas na fanpage do Facebook

4.935 membros no grupo do Facebook

3.850 seguidores no Twitter

340 seguidores no Instagram

Site: Mais de 120.000 visitas, 320.000 visualizações de página e 58.810 visitantes

 

 Pedala Manaus em atividades:

 

Fevereiro: Participação como palestrante no II Fórum Mundial de Bicicleta em Porto Alegre

Fevereiro / Março: Realização da Pesquisa Origem-Destino de ciclistas e identificação das vias cicláveis de Manaus: Trabalho entregue a Prefeitura de Manaus como referência para futuros estudos relacionados a mobilidade da bicicleta.

Março: Palestrante no workshop “A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil”, organizado pelo Transporte Ativo no Rio de Janeiro: Fomos selecionados entre mais de 80 associações a apresentar nosso trabalho no Rio. Fomos escolhidos como uma das quatro mais representativas do Brasil.

Junho: Contagem de Ciclistas na Av. Brasil e Av. André Araújo: Mais de 1.400 ciclistas em 12 horas de contagem. Trabalho entregue a prefeitura de Manaus e que serviu como base para o projeto da ciclovia Boulevard – Ponta Negra.

Junho: Participação como palestrante no debate “Comunicação em tempos de redes: as mídias sociais e sua influência nos hábitos e forma de pensar” promovida pelo Café Intercon Manaus.

Junho: Elaboração e divulgação nas redes sociais da Campanha de “Respeito ao Ciclista”.

Junho: Entrega de forma voluntária do projeto da campanha “Respeito ao Ciclista” ao DETRAN-AM e MANAUSTRANS.

Julho: Trabalho voluntário de Revitalização da Ciclofaixa do Parque dos Bilhares, com pintura e sinalização vertical.

Julho: Participação na elaboração e realização da Campanha “Sou Legal no Trânsito – Ciclistas” divulgada desde setembro na Rede Amazônica, com inserções diárias sobre dicas de segurança e conscientização no trânsito para ciclistas.

 

Agosto: Organização do II Fórum de Bicicletas Manaus, com as presenças de Renata Falzoni, Zé Lobo (TA) e Antônio Miranda (IPPUC).

Setembro: Organização da Semana da Mobilidade Urbana, com palestras de Willian Cruz (Vá de Bike), Cris Sotto Mayor (IMPLURB), blitzes educativas e de conscientização nas ruas e panfletagem em shopping

Setembro: Organização do IV Desafio Intermodal

Setembro: Organização do Concurso Cultural “Eu vou de Bike”, onde as pessoas foram convidadas a compartilhar suas experiências com a bicicleta

Setembro: Organização do Dia Mundial Sem Carro / CicloSesc

Setembro: O Pedala Manaus foi convidado pela Prefeitura do Rio de Janeiro a participar como palestrante no BICIRIO – III Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta.

Setembro: Participação como palestrante no debate sobre segurança no trânsito promovido pela Prefeitura de Manaus / SEMSA.

Outubro: Participação no programa Roda Viva da TV Cultura como convidado entrevistado nas questões relacionadas a mobilidade urbana da bicicleta.

Outubro: Blitz e panfletagem na Ponta Negra.

Outubro: Palestra ministrada aos motoristas de caminhão da AMBEV sobre a bicicleta e sua relação com o trânsito.

Agosto, Setembro e Outubro: Participação na elaboração da cartilha e como palestrante no Projeto “Transversalizando o Trânsito” da Prefeitura de Manaus com capacitação de mais de 2.400 professores da rede municipal de ensino com educação para o trânsito voltada para a bicicleta.

Novembro: Convidados para Participação no Evento “Ciclo de Debates -Mobilidade Urbana, promovido pela Prefeitura de Manaus.

Maio a Dezembro: Realização de 8 EBAS – Escola de Bike Anjos.

Setembro a Novembro: Realização de 4 escolas de MTB

Agosto a Novembro: Participação nas audiências públicas do plano diretor da cidade de Manaus.

Passeios Ciclísticos: Pedalada Ambiental SEMMAS (Março), I Passeio Ciclístico 16o CICON (Abril), Pedalada SEMSA, Dia do Desafio SESC (Maio), Pedalada SEAS (Maio),  II Pedalada Infraero (Junho), Pedalada Voluntariado Copa 2014 (junho), Pedalada de encerramento do II FBM (agosto), Pedalada Viver com Saúde SEMSA (setembro), Pedalada DMSC (setembro), Ciclo Sesc (setembro), II Pedalada Ambiental Aniversário de Manaus (outubro), Pedalada Ecológica INPA (outubro), Pedalada Cientifica INPA (outubro), Global Day of Service (outubro), Pedaladas Outubro Rosa (GAMMA), Pedaladas Fundação Alfredo da Matta (outubro e novembro), Pedalada de Natal (dezembro).

45 edições da TERÇA TRADIÇÃO.

 

42 edições da QUINTA COLETIVA.