O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, apontou a arborização urbana de corredores viários e passeios públicos da cidade como uma das alternativas viáveis para o estímulo ao uso de bicicletas na cidade de Manaus, uma vez que as altas temperaturas são um impeditivo para a prática do ciclismo a qualquer hora do dia.

O secretário foi um dos palestrantes do Fórum de Bicicletas Manaus, realizado pelo Movimento Pedala Manaus, com o objetivo de discutir a mobilidade sustentável para todos e o compartilhamento das vias, tornando o trânsito mais amigável para o ciclistas. O secretário abordou o tema “Como vincular o plantio de árvores com a criação de ciclovias”. Ele lembrou que Manaus não foi planejada para possuir ciclovias e que paga um preço alto por isso. “A falta de planejamento e de um sistema viário adequado inviabiliza a execução de projetos de mobilidade, tornando impossível implantar ações a baixo custo”, afirmou.

Segundo Dutra, a instalação de ciclovias também enfrenta resistência por parte de comerciantes e dos próprios condutores de veículos, daí a necessidade de se investir primeiro numa mudança de comportamento, de cultura. Além do desafio de arborizar a cidade, o secretário destacou também o empenho da Prefeitura de Manaus em combater o surgimento de novos bairros a partir de invasões, que não cabem mais no orçamento público municipal. “Nos últimos três anos e quatro meses de gestão, 123 invasões foram combatidas na cidade”, enfatizou Dutra. Ele salientou também que a mudança cultural se consegue através da educação ambiental e de forma gradual, citando os casos do plantio de mudas na Grande Circular e da redução do índice de vandalismo na área, a partir do trabalho de sensibilização realizado pela Semmas.