Carta ao Ombudsman (ombudsman@uol.com.br) do UOL comentando a matéria publicada no jornal Folha.com

[06/03/2012]

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Boa tarde,
Sou um ciclista urbano e fiquei muito decepcionado com a reportagem de seu veículo de notícias intitulado “Ciclistas se arriscam e cometem infrações no trânsito de SP”. Ao meu ver, esta reportagem presta um deserviço a causa do cicloativismo imensa. Nosso país tem uma lei que permite que o ciclista utilize as vias públicas no caso de ausência de ciclofaixas e ciclovias. Porém, nossos governantes não criaram a infraestrutura necessária para que o ciclista se desloque utilizando vias preferenciais. Essa omissão causa várias mortes em nosso país. Mas um ciclista a mais ou a menos não é importante. Assim como não é importante um pedestre morrer aqui e outro ali. Vivemos numa guerra civil silenciosa e que vocês – meio de comunicação – fazem questão de não chamar atenção para isso.

Mas deslocar-se de um ponto a outro da cidade é preciso. Utilizamos a bicicleta porque é saudável, porque não polui, porque a lei permite. Mas temos consciência das dificuldades e do perigo que este meio de transporte representa. Andar na calçada ou na contramão muitos ciclistas sabem que isso não pode ser feito, outros tantos não sabem porque isso não é ensinado nas escolas e também não tem curso de formação para tirar carteira de habilitação para “dirigir” uma bicicleta. Mas trata-se de uma questão de sobrevivência. Os que insistem em andar conforme a lei estão morrendo atropelados porque os motoristas não toleram compartilhar a via pública com uma bicicleta. Falta muita conscientização por parte dos motoristas para que eles respeitem as leis de trânsito e vocês colocam é lenha na fogueira. Agora os motoristas podem pensar: “Não vou respeitar ciclistas nas ruas! Eles nem respeitam as leis de trânsito!”. Parabéns pela reportagem! Espero que vocês ganhem muitos prêmios com ela!

Nossa sociedade está intimamente associada ao uso do automóvel. E fazer com que as pessoas vejam isso é difícial ainda mais quando um jornal de grande circulação nacional cria uma reportagem para denegrir a imagem de ciclistas. Sabe, agora vocês deveriam fazer uma reportagem sobre a problemática da mobilidade urbana. Apoiar a prefeitura de sua cidade que proibe a circulação de carros pesados em determinados horários. O importante é contribuir pra discussão de como as cidades brasileiras devem fazer para inserir, mais e mais, ciclistas nas ruas. Destruir essa construção é inaceitável!

Vocês deveriam seguir o exemplo do The Times. Esse jornal inglês teve um de seus jornalistas – que ia pro trabalho de bicicleta – envolvidos num acidente. E vocês sabem qual foi a reação deles? Não foi a de produzir uma reportagem mostrando pra sociedade londrina que os ciclistas cometem infração no trânsito. Eles estão liderando uma campanha para tornar Londres mais adequadas para os ciclistas. Essa é a atitude de um jornal de um país desenvolvido! É uma vergonha o que vocês fizeram!

Respeitem a memória dos ciclistas que já morreram por acreditar que estavam fazendo a coisa certa para sua cidade usando um meio de transporte que é ambientalmente correto. As cidades deveriam dar prêmios pra essas pessoas e não matá-las. Vocês deveriam pedir, no mínimo, desculpas deles e de seus familiares que estão chorando a falta deles!

Atenciosamente,

Paulo Albuquerque
prsalbuquerque@hotmail.com