O Projeto Tartarugas da Amazônia em parceria com o movimento Pedala Manaus vão realizar no próximo domingo uma pedalada em comemoração ao Dia Mundial da Tartaruga. O evento tem como objetivo aumentar o conhecimento, o respeito dos ciclistas e do público pelas tartarugas, além de difundir o espírito de apreciação coletiva e de conservação dessas espécies.

O Dia Mundial da Tartaruga é um evento promovido anualmente no dia 23 de maio desde 2000 pela American Tortoise Rescue e é comemorado em todo o mundo em uma variedade de formas. Em Manaus, o Projeto Tartarugas da Amazônia, uma realização da Associação de Ictiólogos e Herpetólogos da Amazônia (AIHA), que recebe o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), resolveu comemorar o Dia Mundial da Tartaruga em um estilo diferente, unindo diversos ciclistas com o propósito de divulgar as ações do Projeto voltadas à conservação dos quelônios de água doce da região.

:: Veja o vídeo sobre o Projeto Tartarugas da Amazônia



Pedalada do Dia Mundial da Tartaruga

Com saída marcada às 9:00 do dia 27 de maio no Parque dos Bilhares e traçando um percurso até o Largo de São Sebastião, as educadoras do Projeto pretendem, por meio de atividades lúdicas, exposições fotográficas, palestras e explicação sobre a morfologia das espécies, além da distribuição de brindes, sensibilizar todos os participantes em favor da causa.

ROTA – Teatro Amazonas

O movimento Pedala Manaus é uma iniciativa da sociedade civil que surgiu espontaneamente em janeiro de 2010 quando um grupo de estudantes do INPA começou a se reunir para pedalar em Manaus. Com o tempo, a iniciativa desses estudantes conquistou o apoio inestimável de muitos setores da sociedade de Manaus e desde então o interesse no movimento vem crescendo e se consolidando.

O Pedala Manaus é coordenado por um conselho autônomo que é composto por indivíduos da sociedade civil que possuem interesse em estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital do estado do Amazonas, participando voluntariamente da sua construção. Seus integrantes acreditam na capacidade de transformação social, ambiental e econômica que a bicicleta pode trazer para os cidadãos e o ambiente urbano de Manaus.

A meta é que mais de 300 ciclistas, dentre adultos e crianças, possam fazer parte deste evento que reúne esporte, lazer, conscientização ambiental e social.

Maiores informações ::

http://www.tartarugasdaamazonia.org.br/