Salve nação pedaleira de Manaus!

Estamos de volta à ativa e teremos muito trabalho para esse 2012 que, efetivamente, se inicia. O ano passado foi importante porque conseguimos multiplicar o número de ciclistas nas ruas e iniciamos atividades educativas e de articulação com os governantes cujos frutos começarão a ser colhidos em breve. Recebemos alguns presentes de fim de ano, como o Concurso Bike Itinerante da Caloi que mostrou para todo o Brasil a força de Manaus e o Prêmio Mercado Esportivo 2011 que reconheceu a importância do Pedala Manaus para impulsionar a economia manauara em mais de 50% nas vendas de bicicletas, equipamentos e acessórios.

Voltam as Pedaladas Semanais

A partir de amanhã, dia 17 de janeiro, o Pedala Manaus retoma suas atividades semanais. E para celebrar, nessa primeira Terça Tradição do ano, faremos a rota do Teatro Amazonas, que foi a escolhida pela maioria por meio de votação. Para amanhã (17 de janeiro) o horário de concentração é às 20:00 com saída às 20:30, mas a partir da próxima semana (24 de janeiro) vamos antecipar em meia hora a saída para que o passeio termine um pouco mais cedo.

Para representar e facilitar a identificação dos posts sobre as pedaladas semanais, criamos imagens para cada uma das pedaladas que ficarão na barra lateral facilitando a navegação pelo site.

Passeio noturno na faixa de 10 a 25 km, às terças no Parque dos Bilhares, saída às 20h30.

Participe da Quinta Coletiva

Bike Anjo em grupo voltado para o ciclista iniciante, às quintas no Parque dos Bilhares das 19h30 às 22h30. Inscreva-se!

Passeio noturno na faixa dos 40 a 50 km, às quintas no Posto Shell do MSCasa, saída às 20h30.



Organização do Pedala Manaus

O Pedala Manaus é um movimento coletivo da sociedade manauara que visa defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital do Amazonas. O movimento é apartidário e não visa lucro material ou financeiro e a participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada que esteja de acordo com os princípios do movimento. Ele é organizado voluntariamente por Coordenadores que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida.

Veja a página dos Coordenadores :: http://pedalamanaus.org/sobre/quem-somos/

Além destes, o Pedala Manaus conta com Monitores para incentivar a população a pedalar nos passeios semanais. Essas pedaladas são guiadas por esses monitores que orientam o grupo de pedaleiros a manter uma conduta responsável e exemplar para os outros ciclistas, pedestres e motoristas. O grupo dos monitores é formado por pessoas com experiência que se identificam com o movimento, acreditando que podem contribuir para educar novos e velhos usuários da bike e assim aumentar o número de ciclistas nas ruas.

Veja a página dos Monitores :: http://pedalamanaus.org/seguranca/monitores/



Próximos passos

O ano começa com boas perspectivas para os ciclistas de Manaus. Durante o ano vamos continuar a educar ciclistas, mas vamos nos dedicar bastante à fomentar a implementação de infraestrutura urbana, articulando com o poder público e iniciativa privada. Essa infraestrutura, necessária para melhorar a segurança e conforto para os ciclistas, é composta de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas e estacionamentos de bicicleta, como bicicletários e paraciclos. De fato, algumas iniciativas já começam a surgir, como o lançamento do Bicicletário do Manauara Shopping que será inaugurado oficialmente nesta quarta.

Outros pontos centrais das nossas ações para o ano de 2012 são uma campanha educativa que vamos desenvolver junto à Prefeitura de Manaus e o I Fórum de Bicicleta em Manaus.

Em breve mais novidades!