No dia 04 de setembro, o Pedala Manaus deu início a uma série de ações que aproximam a bicicleta e o transporte público (ônibus) na nossa cidade. Esta primeira ação envolveu a promoção de Painel com o tema “Bicicleta  + Transporte Público – Um desafio nas grandes cidades” na empresa Eucatur para cerca de 40 pessoas entre motoristas e cobradores. Estas atividades visam a promoção de práticas que favoreçam a boa relação no compartilhamento das vias públicas entre ônibus e ciclistas por meio da compreensão do importante papel da bicicleta na mobilidade urbana, dos esclarecimentos dos direitos e deveres dos ciclistas, dos cuidados que os motoristas devem ter com os ciclistas de forma a promover segurança no seu ir e vir, entre outros.

20140904_152803  20140904_160450

 Neste primeiro painel destacou-se a ampliação da visão sobre os diversos atores do trânsito permitindo a compreensão do papel e expectativas de cada um, principalmente no que diz respeito ao ciclista pelo motorista de ônibus e vice-versa. Foi uma “troca de papéis” que nos fez crescer nas nossas atitudes no trânsito.

No fim, ficou evidente o reconhecimento da importância da inclusão da bicicleta não apenas para a mobilidade urbana, mas também para o civismo e a construção de uma cidade cada vez melhor, assim como a importância da adesão, do cuidado e da atitude dos motoristas de ônibus para o acolhimento deste modal.

20140904_160323  20140904_152511

A Eucatur, como empresa de visão de futuro, responsabilidade social e comprometida com a melhoria da mobilidade urbana em Manaus, se fez pioneira nesta ação.  Seu objetivo é levar a todos os seus profissionais do trânsito (1.200 motoristas em 480 ônibus urbanos) esse conhecimento e para isso novas ações já estão agendadas. O próximo painel será no dia 13 deste mês.

Outras ações também serão realizadas, entre elas, algumas atividades práticas com a metodologia usada nas Quintas-Coletivas do Pedala Manaus para estimular o uso da bicicleta pelos funcionários da empresa que demonstraram bastante interesse em ir para o trabalho de bicicleta. 

É importante ressaltar que todas essas ações promovidas pelo Pedala Manaus são voluntárias, não tem fins lucrativos e é extensiva a quaisquer empresa que também tenha compromisso com a promoção da melhoria da mobilidade urbana em nossa cidade com a inclusão da bicicleta.

IMG-20140904-WA0024

 As artes que ilustram esta matéria foram criadas pelo queridíssimo Reynaldo Berto.