O incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte deve ser conduzido com base em educação e investimentos em infraestrutura. O Pedala Manaus está contribuindo com a educação de ciclistas e motoristas, mas é preciso elaborar um Plano Cicloviário para criar uma rede de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em Manaus. Veja a apresentação e as fotos abaixo.

A Audiência Pública realizada nesta quinta-feira, 3 de maio de 2012, contou com a participação das vereadoras Cida Gurgel (PRP) e Socorro Sampaio (PP) da Comissão de Serviço Público, Transporte, Viação e Obras Públicas e o vereador Massami Miki (PSL) da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Manaus (CMM), além de representantes do Pedala Manaus, Manaustrans, Detran/AM, SEINF, IMPLURB e SEJEL.

Ricardo Braga Neto, coordenador do Pedala Manaus, fez uma apresentação sobre o histórico do movimento, responsável pelo grande aumento do número de ciclistas nas ruas da cidade e enfatizou a necessidade de incentivar a bicicleta como meio de transporte. “A bicicleta é um veículo reconhecido pelo Código de Trânsito Brasileiro, eficiente, não poluente, econômico e saudável. Ela representa parte da solução para a mobilidade em Manaus, principalmente se for integrada ao transporte coletivo, mas é necessário haver investimentos em infraestrutura para garantir a segurança dos ciclistas“, defende Ricardo.

Ricardo Braga Neto, coordenador do Pedala Manaus, apresentou um panorama sobre o movimento.

Para Alcy Silva, Diretor de Engenharia da Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito), o momento de se incluir a bicicleta no sistema de transportes de Manaus é agora, pois a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/2012) obriga os municípios a produzirem um Plano de Mobilidade Urbana dentro de 3 anos, que deve contemplar o Plano Cicloviário de Manaus. “Embora exista a necessidade de criação de ciclovias em algumas avenidas, as ciclorrotas podem ser criadas rapidamente nos interiores dos bairros interligando os terminais de ônibus. O Manaustrans e o Pedala Manaus trabalharão nessas rotas nos próximos meses“, destaca Alcy.

Embora alguns avanços já possam ser percebidos em Manaus, como a construção de um bicicletário em um dos centros comerciais mais modernos da cidade e o apoio consistente da Prefeitura e do Governo do Amazonas, é imprescindível que seja elaborado o Plano Cicloviário de Manaus. A referência nacional para a elaboração desses planos é a empresa TC Urbes, que realizou o planejamento para várias capitais do Brasil, dentre as quais Belo Horizonte e Rio Branco são exemplos para Manaus. A capital de Minas Gerais possui um relevo bastante acidentado, mas a variação de altitude pode ser minimizada aproveitando o fundo dos vales. Já a capital do Acre, que possui clima tropical semelhante a Manaus, hoje tem mais de 100 km de ciclovias construídas nos últimos anos. Esses exemplos revelam que o limitante não é o relevo ou o clima, mas a falta de vontade política para viabilizar um Sistema Cicloviário de Manaus que contemple todos os bairros.

Segundo Socorro Sampaio, os vereadores que convocaram a Audiência Pública assumiram o compromisso de revisar e incluir no Plano Diretor de Manaus aspectos mais abrangentes sobre ciclovias na cidade, reforçando que eles irão acompanhar os projetos de ciclovias para que se torne efetiva a implantação de uma mobilidade alternativa.

Veja as fotos da Audiência Pública na CMM abaixo.

Crédito das fotos: Ricardo Romero e Keyce Jhones.