Reunião teve a presença de coordenadores do movimento Pedala Manaus e de líderes de grupos urbanos e do grupo Jungle Bike, especializado em trilhas na Amazônia. Após um bate-papo entusiasmado e repleto de ideias convergentes, chegamos a um consenso de que existem várias oportunidades e objetivos em comum que podem ser melhor trabalhados com a integração entre todos. O futuro é promissor.

PANORAMA DE CUMPLICIDADE E UNIÃO

O ano de 2011 foi histórico para o movimento ciclístico em Manaus, mas 2012 promete ser ainda melhor. Com o aumento no número de ciclistas nas ruas e o surgimento e consolidação de vários grupos de pedal na cidade, tornou-se necessária a criação de uma agenda comum para multiplicar os esforços daqueles que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida das pessoas. Embora pessoas importantes não puderam comparecer ontem, a reunião inicial teve um clima de união e parceria entre todos os presentes, dentre os quais líderes do grupo Jungle Bike, Amazonas de Bike, Equipe Surubim de Bike, Tambike e Pedala 10 Torres, além de empresários do setor.

CONTEXTO URBANO: GRUPOS DE CICLISTAS EM MANAUS

O Pedala Manaus enquanto movimento coletivo visa defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital do Amazonas. Para isso, vem desenvolvendo uma série de atividades com a sociedade e desde 2010 vem discutindo e desenvolvendo projetos em parceria com a Prefeitura e com o Governo do Amazonas, como a ‘Campanha Respeite o Ciclista’ e o ‘I Forum de Bicicleta de Manaus’ que serão realizados ainda no primeiro semestre de 2012. Contudo, não é viável que os coordenadores do Pedala Manaus sejam capazes de atuar sozinhos em defesa da bicicleta como meio de transporte, de forma que é importante que todos os grupos urbanos participem ativamente do planejamento e execução de ações. Várias questões que foram levantadas pelos grupos foram convergentes com algumas ações planejadas pela coordenação do Pedala Manaus e a partir de agora serão trabalhadas em conjunto com os grupos. Existe também todo espaço para novas ideias que serão naturalmente discutidas nas próximas reuniões.

TRILHAS NA AMAZÔNIA: PARCERIA COM JUNGLE BIKE

Além do contexto urbano, existe um potencial imenso nas trilhas da Amazônia. O grupo Jungle Bike, liderado por Juliano Macanoni, Emerson Miranda e Cícero Cassiano, formou uma parceria com o movimento o Pedala Manaus, oferecendo atividades nas trilhas aos finais de semana. Foram discutidos alguns projetos para promover o mountain bike na Amazônia, dentre os quais a realização de um calendário estadual de competições, oficinas educativas de técnicas de pedal na trilha, conceitos básicos de primeiros socorros e atividades voltadas para turismo de aventura.

PRÓXIMOS PASSOS

Essa primeira reunião foi importante para reunir parte das pessoas que atuam no cenário ciclístico, mas é apenas um começo. Outras pessoas que não foram informadas e outras que não puderam comparecer serão convidadas a participar da agenda de encontros mensais que está sendo planejada. Os coordenadores do movimento Pedala Manaus gostariam de agradecer a presença e envolvimento de todos e desejar um futuro bastante próspero e cheio de conquistas coletivas.


:: Veja mais fotos abaixo

:: Crédito das fotos – Flávia Pezzini
:: Agradecimentos – Waku Sese