Salve pedaleiros de plantão! Gostaríamos de agradecer a todos pelo Pedala Terça Tradição de ontem, mais um dia em que muitas pessoas vieram descobrir o prazer de pedalar à noite pelas ruas da cidade. A ideia da terça é fazer um passeio urbano de 10 a 15 km que passe pelos principais pontos turísticos e culturais de Manaus, com a rota variando a cada semana, mas sempre feito em ritmo lento e organizado, para permitir que quem está querendo começar a pedalar participe também.

Não sei se alguém contou ontem, mas estamos atingindo uma expressiva participação de cerca de 200 a 250 ciclistas, muitos dos quais são novatos. Conduzir um grupo desse tamanho pelas ruas no trânsito de Manaus só está sendo possível graças à ajuda da Manaustrans e do carro de apoio (na verdade um caminhão!) da A Ciclista, que está sempre presente para resgatar as baixas, mantendo o grupo unido.

Mas a boa notícia é que achamos que algumas coisas estão melhorando nos passeios além desses motivos óbvios. A principal é que o grupo como um todo está pedalando melhor, mais coeso, sabendo se posicionar ao lado direito da via, pedalando em duplas ou em fila indiana – mas evitando ocupar mais que uma faixa – e não subindo nas calçadas. Percebi que as pessoas que estão pedalando há algum tempo estão mais confiantes e isso ajuda muito tanto os coordenadores como quem está começando a pedalar. O espírito do Pedala Manaus é transformar a insegurança e a expectativa dos iniciantes em confiança e experiência. Isso está ajudando a ganhar autonomia para pedalar em outras ocasiões e lugares, com os amigos ou sozinho, por qualquer motivo que seja, mas livremente, como sempre deverá ser. Hoje contamos com 3 eventos semanais que estão funcionando super bem em Manaus, o Terça Tradição (terça), Amigos do Pedal (quarta) e Quinta Alternativa (por motivos óbvios é na quinta mesmo). E cada vez mais pessoas estão adotando por conta própria a bicicleta como meio de transporte.

Estamos bolando rotas que minimizem a necessidade de conversões complicadas, cruzamentos muito extensos e quando possível até pensamos nas ladeiras! Mas pras pessoas preguiçosas lembramos que uma subidinha de vez em quando faz bem!

:: Para saber mais sobre os passeios realizados, clique aqui.

Vídeo editado por Tiago Oliveira.