Um grupo de 150 integrantes prepara bikes e parte para roteiros em ruas, avenidas e pontos turísticos da capital amazonense

Por Thiago Gonçalves

[A Crítica 26 de Dezembro de 2011]

Pedalada é diversão e aventura para grupo de amigos, em Manaus

(Arquivo Pessoal/Marlucia Almeida)

A equipe Surubim de Bike do Amazonas reúne profissionais liberais que gostam de pedalar e buscam novas amizades e confraternizações. Juntos eles trocam experiências relacionadas ao esporte e contribuem com o meio ambiente de forma responsável. O grupo de amigos sai pelas principais avenidas de Manaus preparado para se divertir e se aventurar em trilhas.

Os roteiros são formados por pontos turísticos, restaurantes, bares, bairros e comunidades de Manaus, não há compromisso de disputas e competições, o lema é pedalar e ser solidário com o amigo, respeitando a individualidade de cada um. A única regra imposta é não depreciar o equipamento de um pedaleiro que integra a equipe de 150 membros dividida em grupos de no mínimo 20 integrantes durante os percursos.

Esporte não competitivo

Para a idealizadora da equipe Surubim de Bike, a advogada Marlucia Almeida, a prática de bike não objetiva uma modalidade esportiva para competições. – A “magrela” pra mim hoje é um meio de diversão, troquei as noitadas por essa atividade que me trouxe muitos amigos legais, divertimento e qualidade de vida. Sendo assim, montei o grupo de pedalada chamado Equipe Surubim de Bike, com o objetivo de sair à noite durante a semana e pedalar no mínimo 40 km. Não somos um grupo de competição, somos um grupo de amigos com as mesmas finalidades, comentou Marlucia.

O grupo realiza pedaladas urbanas durante três dias da semana (segundas, quartas e sextas) e aos domingos partem para as trilhas de mata fechada em busca de mais desafios e diversão. Para esta segunda-feira (26/12), à noite, o trajeto elaborado parte de um shopping do bairro Chapada, zona Centro Sul de Manaus, percorrendo o centro da cidade – avenida Tefé – V8 – avenida das Torres e Max Teixeira – Torquato Tapajós – retorno na Barreira da BR-174 – avenida do Turismo – Ponta Negra – avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro – Constantino Nery – retornando ao ponto de partida.

Um dos integrantes da equipe, o agente de trânsito Thales Abreu, 23 anos, aprova a iniciativa do grupo e ressalta a importância de compartilhar as atividades. – É uma aventura participar e sentir a adrenalina de cada etapa vencida, principalmente na trilhas. Me sinto motivado e pratico o esporte pensando na qualidade de vida. A ideia não é competir-, diz ele.

Grupo de pedaleiros realiza campanha de Natal (Arquivo Pessoal/Natália Nascimento)

No último fim de semana, visando o Natal uma equipe de “Surubins de Bike” de 80 pessoas se preparou para uma excursão de responsabilidade social. Os integrantes partiram em campanha com o objetivo de arrecadar doações a serem doadas para crianças da Comunidade São José, localizada no Lago Janauari, próximo a Manaus. A iniciativa contou com o apoio de outras equipes de pedal e trilha, como Pedala Manaus, Pedaleiros Solidários, Amigos do Pedal, Jungle Bike, A Ciclista e Office Bike.

Entre as arrecadações estavam bicicletas, brinquedos, merenda escolar e equipamento para armazenar alimentos congelados. Papai Noel desta vez não enfrentou neve e chegou de trenó, mas sim se aventurou em um percurso de aproximadamente 15 quilômetros de trilhas para manter vivo o verdadeiro sentido do Natal.

Foram distribuídas bicicletas para as crianças (Arquivo Pessoal/Natália Nascimento)

Pedaleiros Solidários na Campanha de Natal em 2011 (Arquivo Pessoal/Natália Nascimento)

Tinham bicicletas de vários tamanhos para doação (Arquivo Pessoal/Natália Nascimento)

A alegria contagiou a criançada (Arquivo Pessoal/Cléber Alexandre)

Muitas crianças já sabiam pedalar (Arquivo Pessoal/Natália Nascimento)

Passeios noturnos

A característica do grupo é fazer percursos noturnos em torno de 40 a 70 km por passeio, intercalados com outros eventos como passeios culturais a locais de interesse, trilhas, ciclo e turismo, sempre procurando o bem estar de cada um, bem como compartilhar com outras equipes de pedal os eventos programados.