A prefeitura de Buenos Aires está investindo na bicicleta como meio de transporte, oferecendo uma rede de ciclovias, bicicletas públicas e vários outros incentivos para a população pedalar. A experiência dos nossos vizinhos é um ótimo exemplo para cidades no Brasil.

Como várias outras cidades do mundo, Buenos Aires está investindo na bicicleta como um meio de transporte saudável e eficiente. A prefeitura de lá decidiu investir no Programa Bicicletas de Buenos Aires para promover o uso da bike, oferecendo uma rede de ciclovias seguras e atrativas, além de um sistema de transporte público com bicicletas gratuitas e bicicletários.


O programa contempla a construção de cerca de 100 km de ciclovias e, desde o final de 2010, os cidadãos de Buenos Aires já contam uma parte do sistema funcionando. Essas ciclovias aumentam muito a segurança dos ciclistas e conectam universidades, edifícios públicos, centros comerciais, parques urbanos, praças públicas e bairros boêmios. Em geral, as ciclovias são de mão dupla, bastante confortáveis e bem sinalizadas, sendo utilizadas por pessoas de várias faixas etárias e classes sociais.

A rede de ciclovias consiste de um conjunto de soluções pontuais de acordo com as condições pré-existentes em cada trecho, sendo algumas construídas sobre calçadas e outras como uma faixa protegida ao longo da pista. Isso aparentemente ajuda a reduzir os custos de construção, favorecendo a continuidade e abrangência do sistema.

A pavimentação da maior parte está em ótimas condições, mas alguns trechos precisam de melhorias. Em algumas partes existe falta de continuidade entre as ciclovias. Entretanto, o problema mais nítido é a invasão das ciclovias por pedestres e carros.

As ciclovias são sinalizadas e nos cruzamentos eles usam uma faixa verde para sinalizar o local de passagem de ciclistas e uma placa amarela pintada no chão para alertar os motoristas da presença dos ciclistas.

Outro grande incentivo que a Prefeitura de Buenos Aires oferece aos seus cidadãos é um sistema de transporte público acoplado à rede de ciclovias com cerca de 500 bicicletas gratuitas disponíveis para a população residente. O sistema conhecido como ‘Melhor de Bici’ funciona com 21 estações espalhadas pela cidade, e após fazer um breve cadastro pela internet ou em uma das estações, pode-se pegar uma bicicleta sem custo algum pelo período máximo de 2 horas. Hoje cerca de 15.000 usuários estão cadastrados no sistema e diariamente cerca de 2.000 pessoas utilizam as bicicletas amarelas, mostrando que além de tango, nossos hermanos desfrutam da bicicleta como alternativa de transporte urbano.

O sistema funciona atualmente das 8:00 às 20:00 de segunda a sexta e das 9:00 às 15:00 aos sábados, ficando fechado aos domingos. O usuário pode consultar a disponibilidade em tempo real para assegurar sua bicicleta. Cada uma das estações é composta de uma estrutura metálica fechada que abriga cerca de 25 bicicletas, capacetes e dois funcionários responsáveis pelo atendimento. A produção das bicicletas amarelas é feita por uma empresa argentina e oficinas vinculadas com a prefeitura realizam a manutenção das bicicletas, o que agrega mais valor à economia local.

Saiba mais ::

Créditos :: Ricardo Braga Neto (saci@pedalamanaus.org)