Após o trágico acidente de trânsito ocorrido na última sexta-feira (28/03/2014) na avenida Djalma Batista, onde 16 pessoas morreram e 17 ficaram feridas e quatro continuam internadas em prontos- socorros da cidade o assunto trânsito tem sido discutido em todos os cantos da cidade.

Na quinta-feira desta semana (03/04/2014) a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), lançou a campanha “Um Pacto pela Vida”, com a finalidade de integrar o legislativo estadual na importante mobilização das instituições governamentais, entidades sociais, iniciativa privada e da população, na busca de um trânsito mais pacífico.

A campanha foi apresentada pelo presidente da ALEAM, o deputado estadual José Neto, que garantiu ser uma iniciativa para a redução do número de acidentes e mortes no trânsito.

Estavam presentes os representantes dos órgãos que são responsáveis pelo trânsito na esfera estadual (DETRAN) e municipal (Manaustrans e SMTU), representante da indústria e do comércio, dentre outros. O Pedala Manaus também foi convidado e participou representando os ciclistas de nossa cidade.

Em pronunciamento, o presidente da ALEAM disse que hoje o trânsito não é mais um problema de planejamento urbano, mas tornou-se um problema social e precisa ser encarado pela sociedade.

O drama do trânsito também atinge municípios do Estado como: Parintins, Coari, Maués, Manacapuru e Presidente Figueiredo, entre outros. O próprio diretor- presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Nascimento Martins, falou sobre a falta de agentes de trânsito na capital como em outros municípios.

Pedro Carvalho, Diretor da SMTU, falou sobre as severas críticas que vem recebendo da população em virtude da criação do único corredor de ônibus em Manaus (na Av. Constantino Nery) e enfatizou que no mesmo espaço em que trafegam 3 carros particulares, levando 6 pessoas (considerando 2 passageiros em cada veículo), três ônibus tem a capacidade de levar, em média, 180 pessoas cada e que 60% da população de Manaus efetua seus deslocamentos diários de ônibus e que, portanto, essa porcentagem não deve ser prejudicada em prol da pequena porcentagem que utiliza veículos de passeio para deslocar-se.

1926695_634078663314361_231161836_n

Uma das coordenadoras do movimento Pedala Manaus, Claudia de Oliveira, teve um momento da palavra em plenário, onde além de agradecer o convite, parabenizou a iniciativa da casa para uma luta constante na melhoria do trânsito de Manaus e ressaltou a importância de ciclovias nas grandes cidades do mundo que estão sendo não apenas um exemplo de transporte, mas também como um meio de pensar no futuro do meio ambiente.

O deputado estadual Marcelo Ramos, na ocasião de seu pronunciamento, reforçou que o investimento de ciclovias para a capital também é uma forma de resolução do problema de mobilidade pública.

Enfatizou que a bicicleta é a única alternativa para resolver o problema do trânsito de Manaus, mas que precisa ser criada infra-estrutura para interligar a bicicleta com o transporte público (bicicletários e banheiros públicos nos terminais de ônibus). Acrescentou que grande parte da população de baixa renda utiliza a bicicleta para economizar o dinheiro do ônibus, mas que a bicicleta é viável para a locomoção de pessoas de todas as classes sociais que optam por uma vida mais saudável e sem agressão ao meio ambiente.

10151436_634076413314586_328778347_n (1)

Durante a sessão, o presidente da ALEAM anunciou algumas medidas que vão ser tomadas pela casa sobre o assunto, um deles é a divulgação de campanhas de educação sobre o trânsito, que diariamente vão ser veiculados nos meios de comunicação da Assembleia.

Outra ação é que toda a rede de comunicação da ALEAM, constituída pela TV, rádio, site, além das redes sociais da instituição vão ter diariamente mensagens educacionais sobre o trânsito.

Todos os deputados que se pronunciaram, foram a favor das medidas sugeridas pelo presidente da ALEAM.

No dia 24 deste mês (abril), no auditório Cônego Azevedo será realizada uma “Mesa Redonda – Trânsito de Manaus”, com a participação de especialistas, técnicos e representantes da sociedade civil. Após essa troca de informações, outras pautas devem surgir para os próximos meses de 2014.

 

Porcentagens

Somente até o dia 31 de março deste ano, foram registradas 65 mortes na cidade de Manaus, equivalente a 25,4% do total do ano passado, segundo dados do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Segundo o Manaustrans, no ano passado de janeiro a dezembro do ano passado, 256 pessoas morreram em acidentes de trânsito. Desses dados 48,11% eram pedestres, por segundo os motoqueiros com 36,32%, por terceiro os motoristas com 9,43%, passageiros com 4,72%, ciclista com 1,42% e 44 vítimas não identificadas.

No mundo morrem mais de um milhão de pessoas vítimas de acidente de trânsito durante um ano. Considerado um meio que mais mata pessoas, ultrapassando de uma epidemia ou até guerra. Desse número, mais de 60% são jovens. O Brasil é campeão em acidentes de trânsito com vítimas fatais entre jovens dos 18 aos 30 anos.