Não há faixas na capital que sirvam como via de transporte. As poucas pistas atendem apenas ao lazer

Eliena Monteiro – portalamazonia@redeamazonica.com.br | veja a matéria no Portal Amazônia

MANAUS – A bicicleta é uma alternativa de transporte capaz de melhorar a mobilidade urbana. Difícil é encontrar lugares seguros para pedalar em Manaus. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) responsabiliza órgãos e entidades executivas de trânsito federais, estaduais e municipais pela segurança dos ciclistas. No entanto, não há ciclovias na capital amazonense que sirvam como via de transporte. As poucas pistas atendem apenas ao lazer.

Quem utiliza a bike como meio de transporte contribui para diminuir a quantidade de CO2 na atmosfera e evita o estresse dos congestionamentos. A universitária Kamila Soares adora andar de bicicleta e sabe bem disso, mas não se arrisca no trânsito de Manaus. “É muito perigoso. Os motoristas pensam que a rua é só deles. Não há ciclovias nem guardas para nos proporcionar segurança”, disse.

Aos domingos, uma ciclofaixa de 2,4 Km é liberada nas intermediações da Ponta Negra, zona Oeste, mas a faixa também atende apenas ao lazer. Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Ricardo Braga-Neto (o Saci), a via é curta e não conecta espaços. “Fazemos o percurso em cinco minutos. Além disso, essa faixa não tem função nenhuma, não liga nada a nada”, afirmou. “O investimento em ciclovias e ciclofaixas fará multiplicar o número de ciclistas que se sentirão seguros para pedalar no trânsito de Manaus”, disse.

O novo Plano Diretor de Manaus prevê a criação de ciclovias e ciclofaixas na cidade. Para o Saci, um desses pontos onde há necessidade dessa via destinada à bike é a Avenida Altaz Mirim, na Grande Circular. “É comum na zona Leste utilizar a bicicleta como transporte para o trabalho”, defendeu. De acordo com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), um levantamento do órgão estuda os lugares apropriados para receber as pistas.

Dificuldades à parte, ciclistas experientes mostram que é possível achar rotas viárias em Manaus e incentivam a vinda de novos amantes da pedalada. É o caso dos bike anjos, lançado na capital pelo Movimento Pedala Manaus, com a Quinta-Coletiva. “Devidamente equipados com capacetes e luzes de identificação, pedalar se torna mais seguro. Essa ideia de coletivismo é fortemente incentivada justamente por dar maior segurança”, destacou um dos coordenadores do ‘Pedala’, o biólogo Ricardo Romero, conhecido como Alemão.

A atividade abrange um número máximo de 15 pessoas por dia. O serviço, gratuito, acontece todas as quintas-feiras no Parque dos Bilhares. A bicicleta deve estar regulada e ajustada com todos os itens de segurança, como luzes de identificação, capacete e luvas. “É importante também, a pessoa estar em condições de realizar a atividade proposta, seja passeio ou locomoção para o trabalho”, enfatizou Alemão. Os interessados no projeto devem acessar o site www.pedalamanaus.org/servicos/quinta-coletiva.

Em entrevista ao portalamazonia.com, o diretor do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), coronel Walter Cruz, disse que dois agentes do instituto acompanham as atividades do Pedala Manaus. Em motocicletas, os agentes orientam aos ciclistas que façam apenas filas duplas e fiquem próximos do canteiro central. Ainda segundo o titular do Instituto, a Estrada do Turismo e da Ponta Negra estão entre as vias que devem receber as ciclofaixas.

Vantagens de pedalar
Se praticada de forma regular e orientada, a pedalada traz vários benefícios à saúde. De acordo com o agente de fiscalização e orientação do Conselho Regional de Educação Física da 8º Região, Tarik Nina, o exercício na bicicleta desenvolve a capacidade aeróbica (cardiovascular) do ciclista. Além de causar perda de peso e ajudar na manutenção e melhora da forma física através do ganho de força nos músculos dos membros inferiores.

Segundo Tarik, a atividade é lúdica e proporciona a melhora da saúde tanto física como mental das pessoas. “Andar de bicicleta nos lembra da infância, quando uma das melhores brincadeiras era ficar o dia passeando com os amigos, explorando novos lugares, apostando corrida, tudo isso em cima de uma ‘magrela”, disse.