Sim, o texto é longo.
Por favor, tenha paciência e leia com atenção.
Assim, você se divertirá com mais segurança e prazer.

Regras de conduta para os passeios noturnos com o movimento “Pedala Manaus”

“PEDALAR À NOITE É MUITO DIVERTIDO, MAS NÃO É BRINCADEIRA”

Andar de bicicleta é muito legal. Pedalar é gostoso e saudável. Ser um ciclista responsável é nossa meta. Diversas publicações nacionais e estrangeiras trazem continuamente artigos sobre a correta manutenção da sua bike e também sobre segurança ao pedalar, seja na cidade, estradas ou trilhas.

O grupo PEDALA MANAUS recomenda a leitura atenta destas matérias bem como a consulta aos sites listados em nossa página de LINKS. Para não sermos repetitivos demais, apresentamos a seguir um conjunto básico, porém essencial, de dicas para iniciantes, ou não, no mundo do pedal.

Acessórios
1. Use SEMPRE Capacete, seja você um “Mountain Biker” ou “Speedeiro”.
2. O uso de Luvas é recomendado porque temos a tendência de nos proteger com as mãos em caso de queda. Com as mãos machucadas, você não consegue estudar nem trabalhar normalmente.
3. Óculos específicos para ciclistas são bastante úteis porque evitam que qualquer sujeira ou inseto nos incomode. Instintivamente, você pode levar uma das mãos aos olhos e ficar apenas com a outra no guidão. Isto é extremamente perigoso.
4. Para ver e ser visto melhor à noite, recomendamos o uso de farol e pisca-pisca traseiro. São mais eficientes que refletores.
5. Carregue uma caramanhola (preferencialmente térmica) para se reidratar. Dê preferência à água pura ou um isotônico de sua preferência.

Cuide da sua Saúde
1. Não economize demais quando for comprar um capacete. Eles são projetados para absorver impactos e não para se partirem junto com seu crânio!
2. Alongue-se sempre, antes e depois da pedalada.
3. Dê preferência à alimentos leves antes de pedalar. Carboidratos e barras energéticas são mais facilmente absorvidos pelo organismo, repondo energia mais rapidamente.
4. Beba água ou isotônicos com freqüência. Hidrate-se antes de sentir sede. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas “com gás”.
5. Utilize uma bicicleta com dimensões adequadas ao seu tamanho. Fatores como altura do selim, medida do quadro, inclinação da mesa, posição do guidão e manetes de freio e câmbio são fundamentais para se sentir confortável.
6. Procure pedalar com a mente relaxada. Não abra mão da atenção, mas aproveite para fazer novos amigos. Deixe os problemas do cotidiano para depois.

Pedale com Segurança
1. Pedale no lado direito da via. NUNCA pedale na contra-mão. Na estrada, use o acostamento.
2. Cuidado com carros estacionados. Portas podem ser abertas a qualquer momento.
3. Seja previsível aos motoristas. Não mude de direção sem deixar clara a sua intenção. Procure não “costurar” nos congestionamentos e JAMAIS trafegue na calçada; elas são dos pedestres !!!
4. Agradeça com sinal de positivo ou dizendo “Obrigado” aos motoristas que se mostrarem civilizados e facilitarem a sua passagem. Não se envolva em discussões inúteis ou xingue os mais estressados.
5. Se você pedala em grupos noturnos, NUNCA ultrapasse ou fique à esquerda do guia.
6. Não execute manobras com sua bike para as quais não esteja treinado. É queda na certa.
7. Vista roupas adequadas ao clima e, à noite, dê preferência à cores mais claras.
8. Na chuva (de qualquer intensidade), reduza a velocidade e redobre a atenção. Todas as superfícies se tornam escorregadias e poças d’agua podem esconder buracos.
9. Bicicletas bem cuidadas são muito silenciosas. Cuidado para não surpreender pedestres ao se aproximar deles e causar acidentes.
10. Não pedale usando Fones de Ouvido de qualquer tipo. Sua máxima atenção é necessária para evitar acidentes.
11. Lembre-se que NÃO EXISTEM EQUIPAMENTOS À PROVA DE DESATENÇÃO.

Trate bem a sua bike
Pneus
Pneus carecas furam com mais facilidade e deixam sua bike instável. Os ressecados podem se romper. Substitua-os sempre que necessário e calibre-os de acordo com as recomendações do fabricante.

Rodas
Verifique sempre a centragem dos aros e o estado dos raios. Cubos devem ser lubrificados periodicamente.

Transmissão
Coroas, catracas, correntes e pedais devem estar sempre lubrificados, mas não exagere para evitar o acúmulo de sujeira e detritos. Use lubrificantes específicos para este fim. O desgaste prematuro de qualquer destes itens, levará à substituição do jogo completo, bastante onerosa na maioria das vêzes.

Câmbios
Mantenha os câmbios dianteiro e traseiro regulados para maior precisão na troca de marchas e evitar o desgaste prematuro de peças.
Jamais saia para pedalar à noite sem ter aprendido corretamente como utilizar os câmbios da sua bike.

Freios
Tenha sempre os freios bem ajustados e cheque regularmente o estado das sapatas e cabos.
Evite frear bruscamente quando estiver acompanhando um grupo de ciclistas.

Quadro
Ruídos estranhos podem significar falta de lubrificação ou sujeira. Na pior das hipóteses, podem também haver trincas na estrutura da “bike” ou problemas junto ao movimento central. Leve-a o mais rápido possível ao mecânico de sua confiança para uma checagem mais detalhada.

Direção
Mantenha apertados os parafusos junto à mesa, ao guidão e manetes, bem como verifique se há folga na caixa de direção. A perda do controle da “bike” é extremamente perigosa.

Reparos
Finalmente, se você pedala sozinho ou em grupos organizados, leve sempre consigo um kit básico de sobrevivência para não “ficar na mão”.

Tenha sempre:
• Uma câmara de ar reserva ou “kit remendo”
• Espátulas para retirar o pneu
• Bomba de ar (com ou sem indicador de pressão)
• Chaves com medidas e tipos adequados aos componentes da sua bike
• Chave de corrente e elos sobressalentes podem ser muito úteis (principalmente se você é um ciclista que prefere pedalar sozinho).

Meio Ambiente
O Movimento PEDALA MANAUS também se envolve com a questão AMBIENTAL, pedindo para que os integrantes do grupo não joguem LIXO em vias públicas (enquanto pedala e no dia-a-dia). O respeito ao Meio Ambiente é fundamental para uma vida mais saudável e um futuro mais próspero.

Texto adaptado de: http://www.starbikers.pre.nom.br/