A Semana da Mobilidade Urbana visa estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade. Além disso, ela pretende propor às pessoas que dirigem todos os dias que percebam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é estimular que essas pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover sem depender do seu carro ou moto, seja a pé, de ônibus ou de bicicleta.

A Semana da Mobilidade Urbana 2011 será composta do ‘II Desafio Intermodal’ e do ‘Dia Mundial Sem Carro’. Ela está sendo organizada pelo Pedala Manaus em parceria com a Prefeitura de Manaus, o Governo do Estado do Amazonas e a Federação de Ciclismo Amazonense. Em breve vamos disponibilizar mais informações e abrir as inscrições para quem quiser participar das atividades.



Veja a programação preliminar abaixo.

___________________________________________________________________________

O Desafio Intermodal consiste em comparar as diferentes opções de modais de transporte urbano, avaliando o desempenho de cada um deles ao sair de um ponto A e chegar a um ponto B. Os modais que serão avaliados em Manaus em 2011 serão: carro, moto, ônibus, bicicleta e pedestre. Serão computadas as seguintes informações para cada modal: o tempo gasto em minutos, custo em reais e kg de CO2 emitidos durante o trajeto. O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não do modal. Portanto, será levado em conta o tempo que a pessoa leva até o local e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo. Como o ciclista desmontado se equipara a um pedestre, o único veículo que não será necessário estacionar é a bicicleta. No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito. A largada será dada pelo Secretário Fabrício Lima. Nesse momento as pessoas se dirigirão até o seu modal e cada uma poderá fazer o trajeto que achar mais conveniente. O percurso será do Largo São Sebastião até o Parque dos Bilhares.

Data :: 15/09/11 (quinta-feira)

  • 17h :: Concentração no Largo São Sebastião
  • 17h40 :: Explicação das regras
  • 18h :: Largada
  • 18h30 – 19h45 :: A previsão de chegada dos participantes ao Parque dos Bilhares

___________________________________________________________________________

As atividades do Dia Mundial Sem Carro começarão com um encontro no Parque dos Bilhares onde será servido um café da manhã, seguido de um bate-papo com participantes. Todos serão incentivados a chegar no parque de bicicleta. Logo depois vamos fazer uma pedalada até a Universidade Nilton Lins, onde acontecerá o workshop ‘A BICICLETA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE URBANA: POTENCIAL E DESAFIOS‘. Estão previstos os seguintes palestrantes: Secretário Fabrício Lima (SEMDEJ), Ricardo Braga-Neto “Saci” (Pedala Manaus), representante do Ministério das Cidades (a definir), Secretário Marcelo Dutra (SEMMAS), Miguel Capobiango (UGP Copa) e representante da Manaustrans (a definir). Cada palestrante fará uma breve apresentação de 10 minutos sobre a bicicleta como meio de transporte, seguida de discussão entre todos sobre modelos de infra-estrutura já desenvolvidos em outras localidades, políticas pública, desafios e o potencial para a cidade de Manaus.

Data :: 22/09/11 (quinta-feira)

  • 8h :: Hora de início no Parque dos Bilhares
  • 9h30 às 10h30 :: Pedalada pela cidade
  • 10h45 :: Workshop na Universidade Nilton Lins
  • 12h30 :: Encerramento das atividades e saída para almoço