AS INSCRIÇÕES PARA A PEDALADA DO DIA MUNDIAL SEM CARRO ESTÃO ENCERRADAS!!!

Clique aqui para saber quem ganhará a camiseta. Todos os inscritos concorrerão aos prêmios (obs: não esqueçam de trazer um documento com foto).

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana – de 17 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) – para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

O Movimento Pedala Manaus, em conjunto com grupos de bicicleta de Manaus – Amigos do Pedal, As Amazonas de Bike, Baiaku de Bike, Bike Friends, Frigideiras de Bike, Jungle Bike, Guaribike, Saga Bike, Surubim de Bike, Tambike, Top Bikers Torres e Traíras de Bike – realizarão ao longo da Semana de Mobilidade Urbana uma série de atividades visando a reflexão sobre o atual cenário de mobilidade na Cidade e fortalecendo ainda mais a bicicleta como alternativa de transporte e parte da solução dos diários congestionamentos que ocorrem nas vias de Manaus. Sabe-se que, como em outras Cidades, o crescimento populacional e de veículos individuais, não ocorre na mesma proporção que a abertura de ruas e avenidas, provocando o colapso da Mobilidade Urbana.

Cadastre-se, os primeiros 280 inscritos ganharão a camiseta exclusiva do evento e concorrerão a 4 bicicletas Caloi 100 (inscrições abaixo – Dia Mundial Sem Carro).

Abaixo descreveremos as atividades que comporão a Semana de Mobilidade Urbana de Manaus e espera-se que a sociedade civil faça parte das ações e encare o assunto com a importância devida para não decretarmos o insucesso da Cidade que é considerada como a Capital da Amazônia Internacional:

1) ESTANDE – SHOPPING MANAUARA

Em parceria com o Shopping Manauara, será montado um estande onde abordaremos o público em geral sobre a Cidade e a Bicicleta, a Semana de Mobilidade Urbana e a Campanha Respeite o Ciclista com distribuição de panfletos.

  • Datas:: 20 e 21/09/12 (quinta e sexta-feira)
  • Horário :: Das 10 às 22hs
  • Local :: Em frente as lojas CLA e Centauro

2) BLITZ NAS RUAS DE MANAUS

Utilizando-se do próprio trânsito nas principais avenidas da Cidade, realizaremos BLITZ em cruzamentos pré-definidos da Cidade com faixas e abordagens referentes a bicicleta como alternativa de transporte e a campanha respeite o ciclista (com distribuição de panfletos e adesivos).

  • Datas:: 19, 20 e 21/09/12 (quarta, quinta e sexta-feira)
  • Horário :: Das 17 às 19hs
  • Locais :: 1 – Cruzamento das avenidas João Valério e Djalma Batista e; 2 – Cruzamentos das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira.

3) III DESAFIO INTERMODAL

O Desafio Intermodal consiste em comparar as diferentes opções de modais de transporte urbano, avaliando o desempenho de cada um deles ao sair de um ponto A e chegar a um ponto B. Os modais que serão avaliados em Manaus em 2012 serão: carro, moto, ônibus, bicicleta, skate, patins e pedestre. Serão computadas as seguintes informações para cada modal: o tempo gasto em minutos, custo em reais e kg de CO2 emitidos durante o trajeto. O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não do modal. Portanto, será levado em conta o tempo que a pessoa leva até o local e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo. Como o ciclista desmontado se equipara a um pedestre, o único veículo que não será necessário estacionar é a bicicleta. No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito. Dada a largada, as pessoas se dirigirão até o seu modal e cada uma poderá fazer o trajeto que achar mais conveniente.

  • Data:: 20/09/12 (quinta-feira)
  • Horários :: A partir das 17hs (informações sobre as regras) – Largada às 18hs
  • Trajeto:: Origem – Parque Jefferson Péres (frente ao Rio) / Destino – Parque dos Bilhares (entrada pela Av. Constantino Nery – sentido Centro). Clique aqui para acessar o mapa e ver a localização.
  • Observação :: Cada modal será identificado por uma cor de camiseta.

4) DIA MUNDIAL SEM CARRO

O Dia Mundial Sem Carro visa estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade. Além disso, pretende propor às pessoas que dirigem todos os dias que percebam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é estimular que essas pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover sem depender do seu carro ou moto, seja a pé, de ônibus ou de bicicleta.

O Pedala Manaus, buscando fortalecer o compromisso da próxima gestão da Prefeitura de Manaus com os ciclistas na busca pelo respeito e segurança, realizou uma Consulta Pública nos meses de agosto e setembro de 2012 direcionada aos anseios da Sociedade Civil quanto a temática Mobilidade Urbana e Bicicleta e a partir dos resultados (contamos com mais de 300 participações), produzimos uma Carta de Compromisso que será entregue aos Prefeituráveis para assinatura.

Além disso, o Movimento em conjunto com os grupos de bicicleta de Manaus, promoverão a “Pedalada do Dia Mundial Sem Carro” pela Cidade a fim de chamar atenção da Sociedade e do Poder Público para a questão da bicicleta. Com a consolidação das “magrelas” no cenário Manauara, precisamos urgentemente de campanhas educativas (voltadas para os motoristas de todos os modais) e implementação de infraestrutura cicloviária.

  • Data:: 22/09/12 (sábado)
  • Local do Encontro:: Parque dos Bilhares (atrás das quadras poliesportivas)
  • Horário do Encontro :: A partir das 15:30hs (retirada das camisetas e assinatura da Carta pelos Prefeituráveis)
  • Horário do Sorteio :: A partir das 16:15hs.
  • Horário de Saída :: Às 17:00hs.
  • Percurso :: Clique aqui para ver outras informações e o percurso.
  • Cadastre-se :: INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Venha para o Pq. dos Bilhares de bicicleta.
Junte-se com outros/as pedaleiros/as e deixe o carro em casa.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Veja como foi o Desafio Intermodal e o evento do Dia Mundial Sem Carro de 2011.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::