REGULAMENTO CAMPEONATO AMAZONENSE DE MOUNTAIN BIKE – 1ª ETAPA

O campeonato amazonense de MTB é a metamorfose de um sonho em realidade. Um evento que visa a confraternização entre amigos e amantes do ciclismo através da aventura e do desafio que envolve a filosofia do Mountain Bike, na busca da superação de obstáculos físicos e mentais que conduzam os participantes a momentos de alegria e descontração.

Temos como foco o espírito do Mountain Bike, acreditamos que o compartilhamento de vivências esportivas, ideais comuns e companheirismo através do esporte enriquecem o ser humano, amadurecem as relações sociais e, na abrangência em potencializar a inclusão social, conseguimos transformar todos os envolvidos na razão do espetáculo.

Em 2012 o MTB regional vê surgir um evento original, uma competição inovadora e totalmente diferente. Serão 5 etapas na qual o objetivo principal é avaliar a performance de cada atleta em sua categoria e eleger no fim das etapa o campeão Amazonense da temporada 2012 que representará o Amazonas no Campeonato Brasileiro de MTB do ano que vem.

 

ETAPAS 2012

1ª Etapa – XC CROSS COUNTRY 12 km – Terreno da Construtora Canadá (1 de abril de 2012 ) 

2ª Etapa – XC CROSS COUNTRY 13km – City Park Manaus ( 10 de junho de 2012 )

3ª Etapa – XC CROSS COUNTRY 6km – Bosque Clube de Manaus ( 12 de agosto de 2012 )

4ª Etapa – XCM MARATONA – 55 km Lago Janauari – Cacau Pirera ( 30 de Setembro de 2012)

5ª Etapa – XCM MARATONA – 42 km Alto Tarumã – Tarumã ( 02 de Dezembro de 2012)

 

*locais das etapas, distâncias e característica das provas sujeito a alterações.

 

 

1. INSCRIÇÕES

1.1 – As inscrições estão abertas a atletas federados ou não, com idade igual ou superior a 18 anos, agrupados nas categorias Elite Masculino, Elite Feminino, Sub23, Master A, B, C, D, Turismo Feminino e Turismo Masculino assim definidos.

1.2 – Não serão aceitas inscrições de atletas menores de 18 anos.

1.3 – A ficha de inscrição deverá estar preenchida corretamente, com todos os dados do(s) atleta(s). Em anexo é obrigatório a assinatura do TERMO DE RESPONSABILIDADE , o atleta que estiver inscrito e não apresentar o TERMO DE RESPONSABILIDADE preenchido e assinado será desclassificado.

1.4 – Após inscrição realizada, só será permitida troca de atletas mediante a uma taxa de R$ 50,00 até dia 31/03/2012. Após esta data, não serão aceitas trocas de atletas.

1.5 – Serão realizadas somente as categorias citadas no item 1.

1.6 – Não serão permitidas a participação de Bicicletas modelo Tandem.

1.7 – Em caso de desistência da participação na competição, antes ou durante, não será devolvido o valor da inscrição.

1.8 –  Kit da prova consta de ( Camisa +  identificação da numeração + brindes )

1.9 –  A entrega dos Kit’s será feita no dia 31 de março de 2012 ( 1 dia antes da prova ) no local da prova. End. Rua A – Conjunto Augusto Monte Negro 1 – PLANATO ( próximo a construtora Canadá ).Vide mapa de como chegar em anexo.

Obs: AS INSCRIÇÕES PARA A PROVA DA 1A ETAPA SE ENCERRAM DIA 30 de março (sexta) ÀS 18 HORAS;

 

2. CATEGORIAS

2.1 – Serão realizadas somente as categorias citadas no item 1:

2.2 – Dispostas da seguinte forma:

– Elite Masculina – Idade livre ( Bikers experientes em trilhas e competições )

– Elite Feminina – Idade livre  ( Bikers experientes em trilhas e competições )

– Sub 23 – 18 a 22 anos ( Bikers experientes em trilhas e competições )

Master A – 30 a 34 anos ( Bikers experientes em trilhas e competições )

– Master B – 35 a 39 anos ( Bikers experientes em trilhas e competições )

– Master C – 40 a 44 anos ( Bikers experientes em trilhas e competições )

– Master D – 45 em diante ( Bikers experientes em trilhas e competições )

– Turismo Masculino ( Bikers iniciantes em trilhas e competições )

– Turismo Feminino ( Bikers iniciantes em trilhas e competições )

  

3. PROVA

3.1 – O objetivo da prova é completar o número de voltas estipuladas pela organização de acordo com cada categoria. Em caso de empate no número de voltas, o critério de desempate será pelo tempo da última volta do atleta, isto é, vence quem terminar em primeiro na última volta.

3.2 – Quantidade de voltas por categoria:

Elite Masculino –       4 voltas no circuito.

Elite Feminino –          2 voltas no circuito.

Sub 23 –                      2 voltas no circuito.

Master  A,B,C,D –       3 voltas no circuito.

Turismo Masculino – 1 voltas no circuito.

Turismo Feminino –   1 voltas no circuito.

 

4. TEMPO DE PROVA

4.1 – A prova terá tempo limite de 5 horas após o horário de largada, encerrando-se em ponto de chegada determinado pela organização. Todos os atletas que chegarem a partir deste horário estarão desclassificados. Teremos fiscais avisando os atletas com o tempo limite estourado no percurso. Estes atletas serão obrigados a abandonar a prova. Caso o atleta se recuse a abandonar a prova, a organização não se responsabilizará por qualquer acidente, furtos, roubos, entre outros sinistros, pois toda a estrutura de atendimento médico, equipes de resgate, seguranças e fiscais estarão desmobilizados da prova após o tempo limite.

4.2 – Circuito XCO – Cross-country Olímpico, na qual a distância é de no mínimo 5 km não excedendo a 15 km. O percurso será de 12 km aproximadamente, não havendo trajeto reduzido para determinadas categorias, ou seja, será apenas um percurso para todas as categorias do evento.

 

5. LARGADA

5.1 – Caso a largada seja queimada a Direção de Prova poderá optar por abortá-la e repeti-la. Caso, mesmo com a infração a largada seja considerada válida, o atleta que queimar a largada será punido com o tempo mínimo de 30 segundos e máximo de 5 (cinco) minutos, definido pela Direção da Prova, que será estabelecido assim que for constatada a infração e acrescido em seu tempo total de realização do percurso

5.2 – A largada será às 9:00 horas do dia 01 de Abril de 2012 e o término da prova às 14:00 do mesmo dia.

5.3 – Baterias:

1ª Bateria 9h : Categorias Turismo Masculino e Feminino.

2ª Bateria 10h : Elite Feminino e Sub-23.

3ª Bateria 11h : Elite Masculino, Master A,B,C,D

5.4 – A largada será no estilo “LE MANS”, com atletas correndo a pé em direção às bicicletas e iniciando as voltas no circuito.

5.5 – Será desclassificado o atleta que estiver circulando com sua bicicleta pelo circuito no horário da largada.

5.6 – Após a largada o ciclista só poderá subir na bicicleta para iniciar a pedalada no local indicado pela organização.

 

6. SINALIZAÇÃO DO CIRCUITO

6.1 –  O circuito estará balizado nas áreas de transição entre terrenos abertos e fechados e em pontos onde há bifurcação, curvas, aclives, declives, pontes, pinguelas, lagos, saídas, entradas  e nas partes onde as bicicletas se cruzam no decorrer do circuito.

6.2 – O circuito estará sinalizado com placas a cada 2 KM indicando a quilometragem que o atleta está naquele momento no circuito.

 

7.  PLACA DE IDENTIFICAÇÃO DA BICICLETA

7.1 – As placas de identificação não poderão ser trocadas, portanto o lacre nelas  será necessário. O lacre, obrigatório, deverá ser colocado pelo atleta no canduíte fixo de sua bicicleta na vistoria de largada e, deverá ser apresentado sem adulterações na vistoria de chegada. Lembre-se: na chegada será feita a conferência dos números, o atleta que estiver sem a placa de identificação com o número será desclassificado imediatamente.

 

8.  CONDUÇÃO DA BIKE NO PERCURSO

8.1 – Em muitos trechos do percurso existe trafego de animais , de pessoas, de automóveis. Apesar de haver uma equipe trabalhando para garantir a segurança de todos, é necessário que os atletas tenham atenção com o trânsito e respeitem o meio ambiente não agredindo ou atropelando os animais, pois, em tal espécie de prova é comum trafegar por vias públicas.

8.2 – Em muitos trechos existem obstáculos naturais e obstáculos produzidos pela organização da prova. Nesses trechos possivelmente os atletas terão que carregar, empurrar ou ainda arrastar suas bicicletas para vencerem o obstáculo. Isso é uma característica desse tipo de prova cross-country.

 

9. APOIO DAS EQUIPES

9.1- As áreas das equipes de apoio será no pórtico de largada entre um inflável e outro . Uma distância de aproximadamente 50mts. Havendo disponibilidade de espaço, a organização reservará um local para as equipes montarem suas tendas no evento, o qual será determinado pelos organizadores, de tal forma que não abrange a área reservada aos patrocinadores e co-patrocinadores do evento. Não é permitida a comercialização ou demonstração de qualquer produto durante o evento dentro das tendas e/ou na área de equipe. A equipe que insistir em realizar venda ou exposição de produtos será retirada pela equipe de seguranças da organização.

9.2 – As equipes/grupos poderão utilizar mecânicos e apoiadores em suas áreas. O reparo mecânico pode ser feito pelo atleta, pela equipe e/ou terceiros; o atleta pode carregar peças e ferramentas desde que não cause perigo para ele e outros competidores.

O reparo mecânico fora da área de apoio, só poderá ser feito pelo próprio atleta. Caso o apoio seja feito por outro atleta (entrega de ferramenta ou peça por exemplo), os dois serão desclassificados.

9.3 – Na área destinada ao apoio, será obrigatório o uso de uma camisa de identificação do grupo do atleta.

9.4 – Será permitido apoio das equipes/grupos aos seus atletas apenas na área de concentração das equipes ( Pórtico de largada ), sendo terminantemente proibido qualquer tipo de apoio nos demais pontos do circuito. Os atletas que forem flagrados recebendo apoio da equipe no circuito serão desclassificados.

9.5O abastecimento de água ao atleta oferecido pela organização, será feito em três pontos diferentes de abastecimento dentro do circuito.

9.6 – O apoio realizado pelo integrante da equipe do atleta, fora da área demarcada, desclassifica o competidor imediatamente. O integrante da equipe de apoio (apoiador) não poderá correr ao lado da bicicleta. O apoio se resume em entregar ao atleta o material permitido dando, no máximo, 2 passos.

9.7 – Não será permitido qualquer contato físico entre apoiador e o ciclista. Apoio das equipes deverá ser feito sempre do mesmo lado definido pela organização.

9.8 – Comunicação na pista: não é permitido nenhum tipo de comunicação de rádio entre os atletas e entre atletas e equipe. O atleta que estiver se comunicando será automaticamente desclassificado.

 

10. CRONOMETRAGEM E SENHA

10.1 – Além da cronometragem na linha de chegada, teremos controle de passagem em um ponto do percurso, onde o atleta terá que parar a bicicleta para receber a marcação ( senha ). O atleta recebera uma senha para comprovar sua passagem. Receber a senha de passagem é de total responsabilidade de cada atleta. Serão desclassificados automaticamente na conferencia realizada na linha de chegada, o atleta que não tiver a senha  ou que tiver a senha diferente da que ele deveria ter recebido. Somente serão marcados aqueles que respeitarem o procedimento acima. Tumultuar o trabalho dos fiscais implicará na desclassificação do atleta. A marcação será feita pelos comissários, respeitando a ordem de chegada dos atletas no local determinado e demarcado.

 

11. TÉRMINO DA PROVA

11.1 – A competição será encerrada após o ultimo atleta da categoria da última bateria cruzar a linha de chegada. O atleta que passar pelo controle depois de completada a última volta do vencedor, terá direito a completar sua volta no circuito (computada na contagem geral).

11.2 – A organização da prova poderá interromper a prova quando se julgar necessário por quaisquer motivos que achar necessário. Valendo o resultado da última volta.

 

12. RESULTADO DA PROVA E RECURSO

12.1 – Tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e afixados para avaliação dos atletas interessados.

Recursos serão aceitos durante a prova ou até 15 minutos após a divulgação do resultado oficial. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela Organização e divulgado como oficial. Somente serão aceitos recursos por escrito e acompanhados de um depósito de R$ 100,00 ( Cem reais ) . Caso seja julgado procedente, o depósito será devolvido.

 

13. PONTUAÇÃO DO RANKING REGIONAL

13.1 – Ao final de cada etapa será divulgado os campeões por categorias. Juntamente com esse resultado será registrado a quantidade de pontos que o atleta somou na etapa. A pontuação classifica do 1º ao 10º colocado de acordo com a tabela de pontuação do ranking nacional da seguinte forma: Classificação geral individual (CE – campeonato estadual )

 

1º Lugar na etapa : 10 pontos

2º Lugar na etapa : 9 pontos

3º Lugar na etapa : 8 pontos

4º Lugar na etapa : 7 pontos

5º Lugar na etapa : 6 pontos

6º Lugar na etapa : 5 pontos

7º Lugar na etapa : 4 pontos

8º Lugar na etapa : 3 pontos

9º Lugar na etapa : 2 pontos

10º Lugar na etapa : 1 pontos

13.2 – No final de cada etapa será divulgado a somatória de pontos dos atletas de cada categoria e no final da última etapa o respectivo campeão amazonense de mountain bike 2012 na sua categoria.

  

14. PREMIAÇÃO

14.1 – Para subir ao pódio o atleta deverá estar uniformizado. O atleta que estiver descalços, de chinelo, sem camisa, não será premiado e perderá o prêmio. O atleta que não estiver no pódio no momento da premiação perderá o prêmio (produto/dinheiro e medalha/troféu).

14.2 – No momento da premiação o atleta subirá ao pódio , receberá a medalha referente a sua colocação, brindes e um cheque gigante com o valor da premiação que, posteriormente com data a definir será trocado pelo valor real em moeda corrente.

14.3 – VALORES DA PREMIAÇÃO

 

– Categoria ELITE MASCULINO

1º Colocado  – R$ 300,00 e medalha.

2º Colocado – R$ 200,00 e medalha.

3º Colocado – R$ 150,00 e medalha.

 

– Categoria ELITE FEMININO

1º Colocado  – R$ 200,00 e medalha.

2º Colocado – R$ 100,00 e medalha.

3º Colocado – R$ 50,00 e medalha.

 

– Categoria SUB-23

1º Colocado  – R$ 100,00 e medalha.

2º Colocado – R$ 60,00 e medalha.

3º Colocado – R$ 40,00 e medalha.

 

– Categoria MASTER A

1º Colocado  – R$ 200,00 e medalha.

2º Colocado – R$ 100,00 e medalha.

3º Colocado – R$ 50,00 e medalha.

 

– Categoria MASTER B

1º Colocado  – R$ 200,00 e medalha.

2º Colocado – R$ 150,00 e medalha.

3º Colocado – R$ 50,00 e medalha.

 

– Categoria MASTER C

1º Colocado  – R$ 100,00 e medalha.

2º Colocado – R$ 70,00 e medalha.

3º Colocado – R$ 50,00 e medalha.

 

– Categoria MASTER D

1º Colocado  – R$ 80,00 e medalha.

2º Colocado – R$ 60,00 e medalha.

3º Colocado – R$ 40,00 e medalha.

 

14.4 – As categorias TURISMO MASCULINO E FEMININO NÃO TEM PREMIAÇÃO EM DINHEIRO.

14.5 – Medalhas serão entregues para todos os participantes que completarem a prova.

 

 

 

15. DISPOSIÇÕES GERAIS E ITENS DESCLASSIFICATÓRIOS

15.1– É obrigatório o uso de capacete, uniforme, luvas e calçado adequado para o pedal ao atleta que estiver pedalando no circuito. O desrespeito a esse regulamento desclassifica o atleta sem direito a recursos.

15.2 – Será desclassificado o atleta que estiver pedalando sem o número de identificação da bicicleta , que deverá ser colocada nas frente da bike em local visível, mesmo em caso de queda ou perda. Cuide de sua identificação!

15.3 – Será desclassificado o atleta que alterar o numero de identificação, escondendo os patrocinadores do evento ou acrescentando qualquer outra propaganda no mesmo.

15.4 – Será desclassificado o atleta que estiver pedalando sem a placa de identificação presa ao conduíte da bicicleta.

15.5 – Será desclassificada a equipe/grupo ou atleta que realizar qualquer atividade promocional (distribuição de brindes, folhetos de propaganda, vendas e etc.) sem autorização da comissão organizadora.

15.6 – É terminantemente proibido “cortar caminho”, pedalar fora do circuito, entrar no circuito enquanto algum atleta da equipe está completando voltas e competir com bicicleta sem numeração. O desrespeito a alguma dessas regras acarretará na desclassificação do atleta.

15.7 – Será desclassificado, sem direito a recurso, o atleta que fizer qualquer reclamação verbal à organização ou incitar conflitos entre participantes, organizadores e patrocinadores. (Observar o item “Recursos”). Ex. faixas ou panfletagem de protestos.

15.8 – Qualquer atitude antidesportiva ou desrespeito aos fiscais, organizadores, patrocinadores, público, demais competidores ou a esse regulamento, bem como sujar o local com lixo e depredação, será punida rigorosamente com a desclassificação do atleta, sem direito a recursos ou apelações de qualquer espécie.

15.9 – Será desclassificada o atleta que não estiver presente na hora da premiação.

 

16. RECURSOS

16.1 – A organização formará uma comissão para análise de eventuais recursos colocados pelos participantes apenas, e o ato de inscrição do atleta e/ou equipe automaticamente reconhece a autoridade e as decisões desta comissão como soberana em seus resultados e decisões.

16.2 – Serão aceitos, por escrito por qualquer membro da Organização, durante o transcorrer da prova e até 30 minutos após o término da prova. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela Organização e divulgado como oficial

16.3 – Recursos contra o resultado, até 30 minutos após a divulgação. Só serão julgados recursos por escrito e acompanhados de um depósito de R$ 200,00 (em dinheiro). Caso seja julgado procedente, o depósito será devolvido.

* Casos omissos serão julgados pela Comissão Diretora da Prova

 

17. REGULAMENTO

17.1 O regulamento completo do evento estará disponível nos sites abaixo e nas redes sociais nos grupos de bicicletas  da cidade de Manaus. Serão seguidos regulamentos e normas disciplinares da UCI (União Internacional de Ciclismo), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e da FMC (Federação Mineira de Ciclismo); os mesmos estão disponíveis nas entidades.

Sites:

www.fciclismoam.wordpress.com.br

www.pedalamanaus.org

Facebook :  JUNGLE BIKE – http://www.facebook.com/groups/junglebike/

Se você não é associado, procure o grupo no facebook  e solicite ser membro e tenha todas as informações de Trilhas, Expedições, competições e tudo o que envolve Mountain Bike.

 

18. PUBLICIDADE E DIREITO DE USO DE IMAGEM

18.1 – A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada. Os atletas que tiverem alguma restrição ao uso de sua imagem deverão fazê-la por escrito antes da prova. Caso contrário, todas as imagens serão tidas como liberadas para qualquer tipo de uso, em qualquer data, sem qualquer compensação financeira, por tempo indeterminado.

18.2 –  As imagens fotográficas dos atletas do evento em alta resolução e tratadas estarão disponíveis no site www.sportdigital.com.br  – Fotografia esportiva para compra.   

 

19. PENALIZAÇÕES

19.1 – É obrigatório o uso de capacete, camisa, bermuda/calça, sapatilha ou tênis durante a prova. O atleta que não estiver usando os equipamentos de segurança será desclassificado. Recomendamos para completar a segurança dos atletas, também, o uso de óculos e luvas.

19.2 – Será desclassificado o atleta que: fornecer falsa informação, praticar manobra desleal com outros atletas, tiver conduta anti-desportiva mesmo não sendo no momento da prova, atalhar por caminhos não permitidos, pegar carona, ou trocar de bicicleta, que não possuir o número de identificação durante a prova, estar acompanhado por terceiros no percurso (inclusive animais de estimação), dar ou receber manutenção fora dos pontos oficiais de apoio, largar fora da área de sua categoria, desrespeitar membros da organização, tumultuar o trabalho da Organização (desde a inscrição até a premiação) e outros previstos no regulamento da UCI, CBC ou FCA.

19.3 – É proibido o trânsito de motos, bicicletas não inscritas e/ou outros veículos de apoio no percurso da prova, sob pena de desclassificação do atleta acompanhado.

19.4 – Se o atleta ou sua equipe de apoio sujar os locais de parada e percurso poderá ser penalizado.

 

20. OBRIGAÇÕES & RESPONSABILIDADES

20.1 – A organização do JUNGLE BIKE, Prefeituras Municipais, UCI, CBC, FCA, os promotores e patrocinadores não se responsabilizam por roubos/furtos e danos de equipamentos e/ou bicicletas ou por qualquer traumatismo e/ou lesões em atletas e assistentes causados por acidentes durante o evento ou a competição.

20.2 – É obrigação de cada atleta: – Levar consigo toda a comida e bebida que for consumir durante a competição. A título de apoio suplementar, a Organização poderá fornecer água potável para cada atleta inscrito, em postos de controle ao longo do percurso (será um ponto de água para por volta).

20.3 – É responsabilidade de cada participante: Ter um convênio médico (para assistência/cobertura financeira em caso de acidente). As equipes médicas que apoiam o evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para um hospital mais próximo. A partir daí termina a sua responsabilidade. Todas as despesas hospitalares correrão por conta do acidentado.

20.4 – Receber placa com número de identificação da bicicleta e coloca-lo no canduíte fixo da mesma, bem como, proporcionar sua conferência no local de largada e chegada. – Receber a marcação nos postos de controle e apresenta-los na chegada é de responsabilidade única do atleta

20.5 – O Campeonato Amazonense de Mountain Bike – 1ª Etapa é uma prova de resistência, velocidade e técnica. É obrigação de cada participante: levar consigo toda a comida e bebida que for consumida durante a competição.

20.6 – Só terá acesso ao pódio o ciclista que estiver portando RG.

20.7 – Zelar pela boa imagem do mountain bike é zelar pela preservação da natureza, solicitamos aos ciclistas que não sujem e nem deixem sujos o local do evento, principalmente o circuito.

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Organização e Realização : Grupo Jungle Bike ( Coordenação : Juliano Macanoni ).

Coordenação e Direção de Prova: Juliano Macanoni de Morais.

Supervisão e Arbitragem : FCA – Durval Santos Neto

Roteiro: Aldévio Praia Junior e Juliano Macanoni