Pedala Manaus comunica que as atividades semanais serão reestruturadas visando oferecer mais qualidade para quem está começando a pedalar e permitir que a coordenação possa desenvolver outras atividades que promoverão o uso da bicicleta em Manaus de forma mais abrangente.

O Pedala Manaus está em constante evolução e, assim como Chico Science sugere, só queremos andar nas ruas do Brasil – de preferência de bicicleta e com segurança, sem incomodar nem ser incomodados. Precisamos urgentemente de educação e investimentos em infraestrutura para zelar pela segurança dos usuários de bicicleta que pipocam em Manaus. Desde 2011, o Pedala oferece passeios semanais que ajudaram a motivar centenas de ciclistas, contribuindo para a formação de vários grupos de bike em Manaus e para o aquecimento do mercado.

 

A maior parte dos ciclistas já possui experiência e autonomia, mas novos ciclistas continuam a surgir a cada semana e a coordenação do Pedala Manaus, depois de analisar os acontecimentos e impactos causados pelas atividades, decidiu alterar alguns pontos visando principalmente priorizar quem está iniciando e o desenvolvimento de atividades que tenderão a favorecer todos os usuários de bicicleta da cidade. Dessa forma, pedimos atenção especial às mudanças que ocorrerão em todas as atividades semanais. Segue abaixo o que será alterado:

 

ATIVIDADES REGULARES (SEMANAIS E MENSAIS)

Terça Tradição. Será remodelada, pensando em fortalecer a Terça como um passeio noturno de bicicleta. Terá rotas menores (até 15km), mantendo-se a velocidade de passeio e priorizando as pessoas que buscam uma atividade física gratuita pelas ruas de Manaus.

Quinta Coletiva. Porta de entrada para os novatos, será fortalecida para melhorar a formação dos novos ciclistas oferecendo mais conteúdo e diferentes atividades práticas. As primeiras experiências nas ruas são fundamentais para se pedalar com segurança e tranquilidade.

Quinta Alternativa. Essa atividade será SUSPENSA. Ela era voltada para ciclistas mais experientes, mas acabou por atrair muitos iniciantes que ainda não estavam preparados. Isso gerou um desgaste semanal dos monitores que acompanhavam os últimos ciclistas até tarde da noite.

Bicicletadas. As bicicletadas serão retomadas a partir de Junho que terá como tema a FESTA JUNINA. As bicicletadas ocorrerão toda última sexta-feira do mês e serão feitas em conjunto com todos os grupos de pedal visando chamar a atenção do poder público para investir na bicicleta como meio de transporte sustentável e democrático em Manaus. A cada mês teremos uma rota diferente, visando cobrir toda a cidade, inclusive a Zona Norte e Zona Leste. Veja como foram as últimas bicicletadas em Manaus.

NOVOS CAMINHOS
As novas atividades do Pedala Manaus não envolvem apenas passeios semanais. Elas foram amplamente debatidas no 1º Fórum de Bicicletas Manaus e vão envolver campanhas educativas, serviços de mapeamento de rotas, articulação para instalação de infraestrutura e pedaladas mensais.


Campanha Respeite o Ciclista. O Pedala Manaus e a Prefeitura de Manaus irão promover a Campanha ‘Respeite o Ciclista’ para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres em Manaus sobre os direitos e deveres dos condutores de bicicleta como meio de transporte.

Mapeamento das rotas cicláveis. O Pedala Manaus vai coordenar o mapeamento das melhores rotas de bicicleta na cidade, visando oferecer uma fonte de informações abrangente e funcional para quem optar por usar a bicicleta na cidade, seja como meio de transporte, lazer ou esporte. As informações serão postadas em breve no site do Pedala.

Instalação de infraestrutura. Ponto-chave na promoção do uso da bicicleta nas cidades, a instalação de infraestrutura na forma de um sistema cicloviário e de bicicletários é imprescindível para garantir segurança e conforto dos usuários e será um dos temas centrais em que a coordenação atuará.

Quinta do Baré. Visando oferecer outro evento mensal, será realizada na 2ª quinta-feira de cada mês a Quinta do Baré, com rota mais longa e voltada para integração entre os diversos grupos de bike de Manaus. A cada mês a rota vai explorar uma região diferente da cidade.