A Pedalada Sustentável do Rio Negro reuniu centenas de ciclistas para atravessar a Ponte Rio Negro até Cacau Pirêra, onde houve o plantio de mudas de árvores para celebrar o I Fórum de Bicicletas Manaus.

Atravessar a ponte era um desejo antigo para vários ciclistas em Manaus

Desde a inauguração da ponte o trânsito de bicicletas não era permitido, mas no último domingo as bicicletas atravessaram livremente para o outro lado do rio. A pedalada celebrou o encerramento do I Fórum de Bicicletas Manaus, realizado nos dias 19 e 20 de abril na Assembleia Legislativa do Amazonas, e foi organizada pelo Pedala Manaus em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM). “É nosso dever e nossa obrigação compartilhar de movimentos que visam a melhoria da qualidade de vida de nosso povo. Será sempre um motivo de orgulho e satisfação poder contribuir com ações dessa natureza“, comentou Monica Melo, Diretora Presidente do Detran/AM.

O plantio de árvores simboliza o cuidado com o meio ambiente

Após atravessar a ponte, os ciclistas fizeram um plantio de mudas de árvores para simbolizar a neutralização das emissões de CO2 do evento. A neutralização de fato será realizada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) por meio do Programa Carbono Neutro, um programa de compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) através da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas degradadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (RDS do Uatumã). As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS).

Abaixo selecionamos várias fotos da Pedalada Sustentável do Rio Negro. Quem não viu o sol raiando, aproveite as fotos. Em breve tem mais!

Crédito das fotos: Flávia Pezzini, Simone Russo e Keyce Jhones.