O Movimento Pedala Manaus participou em Março, no Rio de Janeiro/RJ, de um encontro com outros Grupos e Movimentos de bicicletas para falar sobre Mobilidade Urbana não Motorizada. O evento foi organizado pela ONG Transporte Alternativo, que trabalha com essa temática há mais de 15 anos e participa ativamente das discussões que ocorrem sobre o tema na Cidade Maravilhosa.

DSC00592

Paulo Aguiar e Cris Sotto Mayor.

No período de 20 a 22 de março, a Associação Ciclística Pedala Manaus, representada pelos coordenadores Paulo Aguiar e Cris Sotto Maior, participou do Workshop denominado “A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil” realizada na Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- RJ) na cidade do Rio de Janeiro, sendo uma organizações do Brasil voltadas a promoção da bicicleta escolhida a participar do evento pela organizadora e idealizadora da ação a Transporte Ativo – TA, organização que desde 2003 promove a bike como meio de transporte, focado na mobilidade urbana, cuja seriedade e atuação atrai cada vez mais o respeito da sociedade, do poder público e demais organizações do setor.

Com uma programação bem dinâmica, o primeiro dia do Workshop foi voltado para atividade de campo onde a TA pode compartilhar com os demais grupos participantes a metodologia muito bem sucedida de contagem manual de ciclistas, cujos dados embasam com muita propriedade os estudos para implantação de planos cicloviários. Os participantes permaneceram das 07h as 19h realizando a contagem em uma esquina bastante movimentada do bairro de Copacabana, contemplada por ciclovia e que possui um intenso fluxo não somente de ciclistas, mas de veículos e pedestres.

IMG-20130320-WA0005

Contagem dos ciclistas utilizando metodologia do Transporte Ativo.

No segundo dia, foi a vez do município do Rio de Janeiro compartilhar a experiência de uma cidade que já é referência no que se refere a malha cicloviária através do Sub Secretario do Meio Ambiente da Prefeitura, Altamiro Moraes. Além de relevantes considerações acerca da implementação das ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas e do mapeamento das mesmas, o secretário falou ainda da satisfação da Prefeitura do Rio quanto ao bem sucedido projeto Bike Rio, as famosas bicicletas públicas para aluguel, cujo número de estações em 2013 vai quintuplicar na capital.

IMG-20130327-WA0003

Um dos slides sobre a experiência do Município (desenvolvimento da Cidade).

O terceiro e último dia foi voltado aos participantes, momento em que todos os grupos e organizações tiveram a oportunidade de expor seu trabalho, seus projetos e compartilhar experiências. O Pedala Manaus, pelo significativo e relevante trabalho que vem realizando numa cidade completamente apegada a hábitos que não contemplam a bicicleta, foi um dos destaques com seu projeto Quinta Coletiva, formato único no país e que já motiva outros grupos a realizarem o sistema de bike angel coletivo e também pela pesquisa ORIGEM-DESTINO, que forneceu subsídios a Prefeitura Municipal de Manaus iniciar o desenvolvimento do plano cicloviário para a cidade.

Tirinha

Interação entre os grupos – Compartilhando experiências!.

Com uma larga experiência no ciclo ativismo, a TA, através do evento, objetivou não somente compartilhar suas experiências, mas sobretudo, nortear as organizações da sociedade civil voltadas a promoção da bike a desenvolverem uma relação colaborativa com o governo e empresas privadas, de modo a implementar e viabilizar projetos ciclo inclusivos.

O workshop contou com a participação de 14 organizações, todas voltadas para mobilidade urbana, ou seja, para o uso da bicicleta como meio de transporte. Vindas de diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Cristais Paulista, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Recife, Aracaju, Manaus, Brasília, Balneário Camboriú e Vila Velha. Destas, apenas 4 iniciativas foram escolhidas pela Transporte Ativo a participar do evento com todos os custos assumidos pela organização, dentre elas o Pedala Manaus.

Workshop-TA-1

Todos os participantes do Workshop TA.