PALESTRANTES

 

Ricardo Corrêa :: Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP, é mestrando em Planejamento Urbano e Regional na FAU-USP e sócio-fundador da TC Urbes. Coautor do livro ‘A bicicleta e as cidades‘ e criador da bicicleta Urbana, desenvolvida especialmente para as cidades brasileiras. Atua como consultor em planejamento de modos de transportes para institutos nacionais e internacionais.
Gustavo Carvalho :: Usa a bicicleta como principal meio de transporte desde 2002. Iniciou no cicloturismo em 2004, tendo feito viagens sozinho e em grupo em SC, PR, SP e BA. Fundou a KuritBike, 1ª empresa especializada em cicloturismo urbano no Brasil, em 2010. Em 2011 fez uma visita técnica à empresa “La Bicicleta Naranja” que atua há 7 anos oferecendo Bike Tours e aluguel de bicicletas em Buenos Aires. Em 2012 palestrou em eventos ligados a bicicleta em Porto Alegre e Curitiba.
Ricardo Lott :: Engenheiro Civil formado pelo Instituto Politécnico da Universidade Católica de MG, com Pós-Graduação em Engenharia Segurança do Trabalho e Planejamento de Transporte Urbano. Foi assessor da Presidência da BHTRANS – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A, para projetos especiais. Coordenador Executivo do Programa de Incentivo ao Uso da Bicicleta em Belo Horizonte, o Pedala BH. Instrutor do Curso de Planejamento Cicloviário da Companhia Metropolitana de Transportes e Trânsito (MG).
Cristiane Sotto Mayor :: Arquiteta urbanista, especialista em Direito e Política Ambiental e Urbana. Foi Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Manaus. Atualmente atua em escritório próprio especializado em Direito urbanístico, além de executar inúmeros projetos arquitetônicos e urbanos. É Vice-Presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Amazonas e Membro da Coordenação do Movimento Pedala Manaus.
Monica Melo :: Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Amazonas com Pós-Graduação na área de direito do trabalho e previdenciário pelo Centro de Ensino Superior do Amazonas (CIESA/AM). Diretora Presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) desde 2003. É representante da Região Norte no Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Faz parte do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito.
Walter Cruz :: Natural de Manaus, iniciou a carreira militar em 1991. Em 2010, assumiu a Diretoria de Trânsito do IMTT, sendo que dois meses depois foi nomeado como Diretor-Presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). É Pós-Graduado em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Estado da Bahia e, atualmente, pós-graduando em Gestão e Direito de Trânsito, pelo Centro de Estudos Avançados e Treinamento e Trânsito (CEATT).
Alcy Silva :: Diretor de Engenharia da Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito). Graduado em Engenharia Mecânica no Instituto de Tecnologia da Amazônia, tem especialização em Engenharia de Trânsito no Centro Universitário Nilton Lins. Especializando em Gestão e Direto de Trânsito no Centro de Estudos Avançados e Treinamento.
Simone Russo :: Psicóloga especialista em psicologia clínica e psicopatologia. Recomeçou a pedalar a um ano por curiosidade e prazer e descobriu que a bicicleta podia lhe dar muito mais que isso. Hoje, além de entusiasta e cicloativista, acredita que a bicicleta pode melhorar o trânsito, favorece o bem estar e a qualidade de vida, aproxima as pessoas e é um exercício diário de cidadania.
Ricardo Braga Neto, o Saci :: Biológo formado no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), fez seu mestrado em ecologia de fungos tropicais no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ajudou a fundar o Pedala Manaus em 2010 com o intuito de defender a bicicleta como um meio de transformação da qualidade de vida na cidade, atuando principalmente para promover seu uso como meio de transporte, lazer e esporte.
Miguel Capobiango :: Arquiteto urbanista formado pela Universidade Federal Fluminense (RJ), com MBA em Engenharia da Qualidade pela Escola Superior de Tecnologia da UEA-AM. Já foi Deputado Estadual pelo AM e Sub-Secretário de Estado dos Transportes e Obras. Atualmente é coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa) e tem buscado integrar os incentivos ao uso da bicicleta às obras de mobilidade da Copa 2014.
Pedro Paulo Cordeiro :: Arquiteto e urbanista, Diretor de Planejamento Urbano do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb). Coordenador técnico da revisão do Plano Diretor de Manaus, conselheiro suplente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e conselheiro titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM).
Marcelo Ramos :: Deputado Estadual eleito em 2010 e Presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Atuou no movimento estudantil universitário durante a graduação no curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas. Foi Presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (atualmente Manaustrans) e Subsecretário Municipal de Esportes.
Virgílio Viana :: É especialista em Amazônia, mudanças climáticas, manejo florestal e agroflorestal, conservação ambiental, certificação e desenvolvimento sustentável. Graduou-se em engenharia florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), é PhD em biologia da evolução pela Universidade de Harvard e fez pós-doutorado em desenvolvimento sustentável na Universidade da Flórida. Em dezembro de 2007, assumiu o cargo de Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
Kamila Amaral :: Secretária Executiva de Gestão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS/AM), Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB. Foi Chefe da Assessoria Jurídica da SDS, Assessora Jurídica do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC/SDS) e do Museu da Amazônia (MUSA), professora da UNIP e Assessora da Pró-Reitoria de Extensão da UEA.
Ricardo Romero, o Alemão :: Brasileiro, paulistano-manauara, biólogo e ativista disposto a ajudar nas mudanças que o mundo precisa. Sempre esteve envolvido com a bicicleta e em Manaus se dedidou de forma mais contundente a fomentar o uso da magrela como mobilidade e lazer. “Nada mais gratificante do que estimular as pessoas a pedalar. É uma sensação sem igual. Todos vibram com o sentimento de liberdade“.
Marcelo Dutra :: Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), foi pioneiro na Prefeitura de Manaus ao pôr em prática as regras da arborização através de um instrumento legal, o Plano Diretor de Arborização Urbana. Já ocupou o cargo de analista ambiental do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Amazonas. É formado em Administração, com especializações em Gestão Ambiental, pela Faculdade Martha Falcão e em Gestão Ambiental com ênfase em perícia e auditoria ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Paulo Aguiar :: Engenheiro Civil com especialização e mestrado em sistemas logísticos. Gerente Regional de Operações de um operador logístico multinacional. Praticante de esportes outdoor e cicloativista, também é membro da coordenação do Pedala Manaus e do grupo de ciclistas TAMBIKE.
Jaime Kuck :: Arquiteto e Urbanista formado pela UFSC, com pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis. Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM). Integrante de um grupo de pesquisadores sobre economia de baixo carbono em cidades. Foi Coordenador Executivo de Programa de Urbanização Integrada e Gerente de Mobilidade Urbana em projeto da Prefeitura de Manaus com o Banco Interamericano/BID.
Claudemir Andrade :: Arquiteto e Urbanista e especialista em Gestão Ambiental. Técnico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB) e atua também na Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF). Participa como membro da Comissão Executiva de Planejamento e Gestão de Projetos – Manaus Sede da Copa do Mundo de 2014. Tem experiência na área de desenvolvimento municipal, nos temas plano diretor, planejamento urbano e legislação urbanística.
Paulo Albuquerque :: Analista de sistemas na Secretaria de Finanças de Manaus. Atualmente é simpatizante do movimento ciclístico que ocorre em Manaus e utiliza a bicicleta para fazer seu trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. É um dos coordenadores do Pedala Manaus. Tem contribuído bastante para difundir os direitos dos ciclistas estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro.
Bruce Forsberg :: Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), possui graduação em Biologia da Michigan State University e doutorado em Ecology and Behavioral Biology da University of Minnesota. Desde 1981, ele reside e trabalha na Amazônia, onde sua pesquisa tem focado em ecossistemas fluviais. É autor de mais de 70 artigos e 5 livros e já orientou mais de 25 alunos de mestrado e doutorado. Tem interesse em abrir uma linha de pesquisa em ecologia urbana.
Hugo Guimarães de Mesquita :: É Coordenador Substituto de Extensão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Biólogo e Doutor em Biologia e Ecologia Tropical (INPA); Cursou especialização em Planejamento Estratégico pela Universidade Estácio de Sá (RJ), Gestão de Pessoas e Gestão de Competências pela ENAP. Vai levar ao fórum uma proposta que resgata a posição histórica do Inpa a favor da “cultura do ciclismo” tal como era defendida pelo ex-diretor Dr. Warwick Estevam Kerr (1975-1980 e 1999-2002).
Fabrício Lima :: Em meados de 2009 assumiu a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SEMDEJ), onde difundiu modalidades esportivas que promovem o bem estar por meio de atividades físicas. Entre os projetos, destaca-se a Faixa Liberada, criado em abril de 2011. A faixa reúne aos domingos das 7h às 11h centenas de pessoas para pedalar em um trecho isolado na Ponta Negra, do Tropical Hotel ao Conjunto Jardim das Américas. Em abril de 2012 deixou a SEMDEJ e retomou suas atividades na Câmara Municipal de Manaus.
Alessandra Campêlo :: Secretária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL). Estudou Planejamento Governamental na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assumiu recentemente a SEJEL e seu mandato promete ser dinâmico e inovador, voltado para a promoção do esporte como um instrumento de transformação da qualidade de vida das pessoas.
Márcio Soares da Silva :: Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Nilton Lins (2005), especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Gerontologia e Saúde do Idoso pela Universidade do Estado do Amazonas- UNATI/UEA. Professor da UNIP Unilasalle. Diretor da Marcio Soares Sports – Assessoria Esportiva. Atua nas áreas: desporto, alto rendimento e prescrição de exercício.
Dalton Cabral :: Empresário do ramo de construção civil e triatleta. Participou de vários Ironman Brasil, Ironman70.3 Brasil (meio-ironman), Long Distance Pirassununga e 500milhas de ciclismo do Amazonas. “Pratico o triathlon e, obviamente, o ciclismo inserido dentro da modalidade, como fonte de prazer e qualidade de vida. Acredito que o ciclismo, além da sustentabilidade e saúde, também nos aproxima da nossa própria natureza“.
Juliano Macanoni :: Designer, pratica esportes outdoor como mountain bike, corrida rústica, rapel , canoagem e trekking. Atualmente trabalha com marketing esportivo e coordena o Grupo Jungle Bike especializado em Trilhas na Selva Amazônica, expedições em bike para fora e dentro do país e competições de MTB. Participa e atua em temas como sustentabilidade, preservação do meio ambiente e upcycling.
Felipe Prestes :: Técnico em Telecomunicações (FNE), bacharel em Ciência da Computação (FUCAPI). Especialista em Segurança da Informação e Estudante de Engenharia da Computação (FUCAPI). Desenvolvedor WEB e Analista de Redes (SEC-AM). Entusiasta por tecnologia e pedaleiro nas horas vagas.
Rodrigo Guedes :: Formado em Direito e pós graduando em Gestão Pública pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ocupa atualmente a função de Subsecretário Municipal de Juventude (SEMJE) e foi um dos responsáveis pela elaboração do Programa Municipal Bolsa Universidade. Faz parte do grupo de trabalho que está planejando a campanha “Respeite o Ciclista” em parceria com o Pedala Manaus.
Luiz Eduardo Leal :: CEO do Trânsito Cidade. Fomado em Ed. Física pela UFAM. Pós Graduação em Marketing e Gestão pela IWL. Palestrante em questões de Social Media e Empreendedorismo Digital em eventos relacionados. Atua como especialista em internet em um grupo de televisão.
Paulo Trindade:: Artista Visual com atuação em artes, educação, produção cultural e design. Formado no curso de Licenciatura em Artes Plásticas pela UFAM. Participa de exposições, atividades artísticas e intervenções ambientais, tendo exibido seus trabalhos em Manaus, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. É um dos fundadores do Coletivo Difusão criado em 2006. Atua no Circuito Fora do Eixo desde 2009.